A Netflix e a atriz Sofia Vergara enfrentam um processo movido pelos filhos de Griselda Blanco, narcotraficante colombiana apelidada de “madrinha da cocaína”. Eles alegam que a série “Griselda”, com estreia marcada para quarta (25/1) na plataforma, utiliza indevidamente a imagem e as histórias de sua família. Conforme reportado pelo site americano TMZ, a família de Griselda acusa a Netflix de uso não autorizado do material, e até o momento a empresa não se manifestou sobre as alegações.
Reclamações do filho de Griselda
Michael, um dos filhos de Griselda, mencionou que, entre 2009 e 2022, concedeu entrevistas sobre sua mãe a interessados em transformar as histórias em uma produção audiovisual. Ele expressou surpresa ao ver a série da Netflix, argumentando que o programa parece inspirar-se em suas histórias, mas sem qualquer compensação financeira. “O filho alega ter sabido do interesse da plataforma na obra, mas que a empresa teria recusado em usar esse material das entrevistas”, informou o portal.
A família de Griselda Blanco busca uma liminar judicial para impedir o lançamento iminente da série. Eles afirmam que a Netflix “roubou” a história de sua família e utilizou suas imagens e materiais de entrevista sem permissão.
Griselda Blanco – que atendia pelos nomes de Viúva Negra, La Madrina e Madrinha da Cocaína – foi uma das maiores traficantes de cocaína dos anos 1980 e já teve sua a história contada na tela, no filme “Cocaine Godmother”, de 2017, onde foi interpretada por Catherine Zeta-Jones.
Equipe de “Narcos”
A série “Griselda” foi desenvolvida pelo produtor Eric Newman, showrunner de “Narcos” e “Narcos: Mexico”, e os episódios são escritos e dirigidos pelo colombiano Andrés Baiz, que também trabalhou na franquia “Narcos”.
Um detalhe curioso sobre o envolvimento da equipe de “Narcos” é que, apesar de sua proximidade com Pablo Escobar e o cartel de Medellín, Griselda não apareceu naquela série.
O elenco ainda inclui Alberto Guerra (“Narcos: Mexico”), Vanessa Ferlito (“NCIS: New Orleans”) e Alberto Ammann (“Narcos”), entre outros.