A cantora Gretchen e a equipe da confinada Isabelle Nogueira manifestaram suas indignações nesta segunda-feira (22/1) em relação a comentários machistas feitos por participantes do “BBB 24”. A artista criticou MC Bin Laden, Vinicius Rodrigues, Rodriguinho, Juninho e Lucas Luigi por suas falas sobre Isabelle Nogueira e pediu a eliminação dos homens nos próximos paredões. Já a equipe da BBB emitiu uma nota condenando a discriminação e a redução das mulheres a objetos sexuais. “A violência verbal, o preconceito e a subordinação são apenas alguns exemplos das diversas formas como essa problemática se manifesta frequentemente”, afirma o texto.
O motivo da polêmica foi uma conversa na academia da casa, durante a última madrugada, onde os brothers discutiram a estratégia de jogo de Isabelle. MC Bin Laden mencionou que Isabelle “esconde o jogo”, com Vinicius expressando desejo de “entrar no emocional” da colega. Os participantes alertaram sobre os riscos dessa abordagem, com Rodriguinho fazendo um comentário depreciativo: “Cuidado com o golpe de x*reca”.
As declarações repercutiram negativamente nas redes sociais, levando Gretchen a compartilhar a nota de repúdio em suas redes sociais em apoio a Isabelle. Ela também fez um apelo às mulheres do Brasil, especialmente do Norte do país, para que eliminem o “grupo dos caras”, como batizou Yasmin Brunet.
“Esses homens do BBB foram escolhidos a dedo, foram escolhidos os modelos de como não se deve ser homem”, ela começou, mostrando a fala problemática dos brothers, que ainda chamaram Isabelle de “a Cunha”. “Primeiro tem que aprender como se chama uma Cunhã-Poranga lá do Festival de Parintins”, ela criticou numa live de 10 minutos.
“Gente, olhe a que nível estamos sendo levadas nesse programa, que está mostrando exatamente como os homens nos tratam. São vários homens que estão ali, de vários lugares diferentes, de várias profissões diferentes e falando uma coisa dessas da Isabelle. Gente, não é que a Isabelle é melhor que as outras, só que eu conheço Isabelle, não a Cunhã-Poranga, mas Isabelle menina, mulher, amiga. E independente de eu conhecer, ela é mulher e merece ser respeitada. Eu quero dizer uma coisa: eu quero muito que eles caiam no Paredão e saiam. E caiam na mão da Thaís Fersoza pra ela colocar pra gente tudo o que a gente gostaria de falar pra esses caras”, Gretchen declarou.
“Minha gente, ‘cuidado com o golpe de x*reca’? Que nível é esse?”, ela seguiu. “É uma pena que elas [as sisters do BBB] não possam ouvir o que esses homens têm falado a respeito delas”. Então, ela listou o nome dos brothers e conclamou o público, especialmente do Norte, representado no programa pela amazonense Isabelle e a paraense Alane Dias, para eliminálos: “Vamos detonar esses homens que estão tratando as nossas mulheres como objetos”.
E completou: “Eu estou convocando todas as mulheres do Brasil a tirar esses babacas que tratam as mulheres como objetos nesse programa”.
Gretchen também publicou críticas nos Stories. “Olha o absurdo. Cunha coisa nenhuma, seu babaca. Aprende a respeitar as mulheres”, escreveu num post, seguido por outras duas mensagem: “Esses projetos de homens têm que sair nos paredões” e “Que nojo”.
Dois dos homens citados, Vinicius e Luigi, estão no atual Paredão. A eliminação acontece ao vivo na noite de terça (23/1) na Globo.