“A Sociedade da Neve” entra no Top 10 dos filmes mais vistos da História da Netflix

O longa “A Sociedade da Neve”, falado em espanhol, é um grande sucesso para a Netflix. A história real do acidente de avião que deixou um time de rugbi isolado por meses […]

O longa “A Sociedade da Neve”, falado em espanhol, é um grande sucesso para a Netflix. A história real do acidente de avião que deixou um time de rugbi isolado por meses em meio à neve das Cordilheiras dos Andes atingiu 68,3 milhões de horas vistas e se tornou o 10º filme de língua não inglesa mais assistido na história do serviço de streaming.

O filme dirigido por J.A. Bayona (“Jurassic World: Reino Ameaçado”) ultrapassou “Abaixo de Zero”, outro longa espanhol que era o antigo dono do posto, com 50 milhões de horas vistas.

Tendo em vista que “A Sociedade da Neve” foi lançado há menos de duas semanas, no dia 4 de janeiro, é provável que suba ainda mais no ranking nos próximos levantamentos.

O drama de sobrevivência é uma recriação dramática do desastre aéreo envolvendo o voo 571 da Força Aérea Uruguaia em 1972. Este evento, que se tornou conhecido como “Milagre dos Andes” e “Sobreviventes dos Andes”, envolveu a queda de um avião na cordilheira chilena, transportando uma equipe uruguaia de rúgbi, com seus amigos e familiares. Baseada no livro de 2009 do jornalista uruguaio Pablo Vierci, a produção oferece uma narrativa autêntica, destacando a resiliência humana e a realidade angustiante do canibalismo enfrentado pelos sobreviventes. O elenco, composto por atores latino-americanos relativamente desconhecidos, adiciona realismo à história, capturando as dificuldades da situação extrema vivida pelos personagens. A produção contou com filmagens em locações reais, nas próprias montanhas dos Andes e na Serra Nevada, na Espanha.

A história é principalmente narrada por Numa Turcatti (Enzo Vogrincic), um estudante de direito, que originalmente optou por não participar da viagem. A narrativa alterna entre os eventos anteriores ao acidente, destacando o espírito jovial da equipe de rúgbi de Old Christians, e os momentos após a queda, com cenas intensas do acidente e dos esforços para sobrevivência em condições extremas. A representação do acidente é marcada por realismo e tensão, seguida pela luta contínua pela sobrevivência dos personagens, culminando em uma dramática caminhada de 10 dias para a segurança realizada por Nando Parrado (Agustín Pardella) e Roberto Canessa (Matías Recalt).

Repleto de momentos emocionantes, o longa também destaca a cinematografia de Pedro Luque e a trilha sonora de Michael Giacchino, que contribuem para a atmosfera de tensão e desespero.

Os 96% de aprovação no Rotten Tomatoes confirmam que se trata da melhor versão cinematográfica da tragédia, que já foi filmada anteriormente numa produção mexicana dos anos 1970 e no drama hollywoodiano “Vivos”, de 1993. Além disso, os fatos reais servem de clara inspiração para a série “Yellowjackets”, atual sucesso da Paramount+.