Susana Vieira participa de campanha sobre “câncer no sangue”

Susana Vieira estrelou uma campanha virtual sobre a conscientização da leucemia linfocítica crônica (LLC). A iniciativa “Câncer no sangue também é câncer” tem como intuito trazer informações sobre os tumores hematológicos. A […]

Instagram/Susana Vieira

Susana Vieira estrelou uma campanha virtual sobre a conscientização da leucemia linfocítica crônica (LLC). A iniciativa “Câncer no sangue também é câncer” tem como intuito trazer informações sobre os tumores hematológicos. A atriz foi diagnosticada com a condição em 2015.

No Instagram, Susana destaca a importância de obter informações sobre o tratamento e não esconde que receber o diagnóstico foi bastante desafiador. “Um grande exemplo é a leucemia linfocítica crônica, que não apresenta sintomas e pode ser descoberta durante as consultas médicas de rotina, em um simples hemograma. Então deixo aqui o alerta: Mantenha sempre seus exames em dia. Quanto antes o câncer for descoberto, melhor”, afirmou no vídeo.

A campanha virtual foi desenvolvida pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), com apoio da ABHH (Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular) e da Janssen Brasil.

 

Sobre a doença

As leucemias se caracterizam por um desenvolvimento descontrolado dos linfócitos, por conta de um erro genético. Nesse caso, as células param de realizar sua funções de proteção no organismo. Elas são identificadas com um simples hemograma (exame de sangue).

A LLC é uma doença considerada crônica porque a alteração genética provoca o crescimento desordenado de linfócitos B, mas não impede a produção das células saudáveis. A origem da condição ainda é um mistério.