Morte de jovem por fake news com Whindersson Nunes revolta comediante e a internet

Perfis de fofoca, que espalham fake news, causaram a morte de uma jovem. Jéssica Vitória Canedo teve prints falsos de conversas com Whindersson Nunes divulgadas nas redes sociais e apontada como affair […]

Instagram/Whindersson Nunes

Perfis de fofoca, que espalham fake news, causaram a morte de uma jovem. Jéssica Vitória Canedo teve prints falsos de conversas com Whindersson Nunes divulgadas nas redes sociais e apontada como affair do comediante, o que a fez ser atacada por várias pessoas na internet. Por conta disso, ela se matou na sexta-feira (22/12) aos 22 anos. A notícia falsa ganhou impulso ao ser divulgada pelo perfil Choquei, que tem mais de 30 milhões de seguidores, mas também apareceu no Garoto do Blog e em outras páginas.

 

Reação de Whindersson

A assessoria de imprensa de Whindersson Nunes informou que o artista foi surpreendido com a “catástrofe originada a partir de uma história inventada na internet”. E o próprio comediante expressou sua revolta. “Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho”, declarou o youtuber, fazendo referência ao filho que perdeu do relacionamento com Maria Lina, em maio de 2021.

Ele também se disse triste e perplexo com o “massacre público proporcionado pelo uso negativo das redes sociais”, prestou solidariedade à família da jovem, que é de Minas Gerais, e repudiou, veementemente, o linchamento virtual e o uso tóxico das redes sociais.

 

Caso foi negado publicamente

Vale lembrar que a “notícia” foi negada por ambos, que sequer se conheciam. “Eu não faço ideia de quem seja essa moça e isso é um print fake”, disse Whindersson quando a notícia surgiu. Mas ainda assim os xingamentos contra Jéssica não cessaram.

“Resumindo, a moça disse que estão usando a imagem do perfil dela, mas ela não faz parte disso. Eu tenho prints de pessoas mandando pra páginas de fofoca como induzindo a página a postar algo relacionado à menina e, como ninguém averigua nada, postaram”, escreveu Whindersson na ocasião. “Duas páginas me mandaram dois perfis que estavam mandando essa conversa fake. Vou botar alguém na cadeia como exemplo pra vocês entenderem que, se você existe, você pode ser encontrado”, prometeu o ator.

Jéssica também fez um desabafo nos Stories de seu Instagram, afirmando que aquilo era uma “brincadeira muito sem graça”, com o intuito de ridicularizá-la. “Qual é a graça que existe em infernizar a vida de alguém dessa maneira?”, escreveu.

Ela ainda mandou questionou: “O que ou quanto você está ganhando? Até quando você vai ficar fazendo esse tipo de ‘brincadeira’? Até quando você vai fazer com que eu seja ridicularizada, xingada, ameaçada e continue perdendo pessoas que eu amo?”.

No desabafo, a jovem admitiu que já tinha tentado tirar a própria vida e que chegou a ser internada. “Sabe por que estou dizendo isso? Pra vocês imaginarem como deve estar a minha mente tendo que ler todos esses absurdos, todas essas ameaças. Eu já sofro de fobia social, imagina o que eu vou fazer agora?”, escreveu.

 

Agonia da mãe

A mãe de Jéssica revelou que a jovem estava enfrentando uma depressão forte, que piorou com os ataques que passou a sofrer nas redes sociais. Inês Oliveira chegou a publicar um vídeo com um pedido emocionado para que os ataques contra sua filha parassem, informando que Jessica já havia tentado tirar a vida algumas vezes. Ninguém deu importância.

“Bom, gente, eu estou aqui em primeiro lugar como uma mãe que está passando por uma situação difícil com a sua filha. Porque publicaram uma mentira. A minha filha sofre de uma depressão muito séria, muito grave, já tentou [se matar], como hoje, a quarta vez já… Então eu venho aqui como mãe pedir para vocês: ‘gente, pelo amor de Deus, para de postar isso, minha filha nem tem redes sociais'”, implorou Inês.

“Esse ano ela já está sofrendo porque passou por um problema muito sério. Então eu estou pedindo a vocês: pelo amor de Deus, parem. Não é fácil chegar em casa e encontrar a sua filha com o pescoço cortado, com os pulsos cortados e você ter que sair correndo pedindo ajuda…”, completou a mulher, chorando.

 

Desabafo dos amigos

Vários amigos lamentaram a morte da jovem. “Infelizmente perdi uma amiga, por conta de mentiras, por conta de ataques na rede social. Amiga, que Deus te dê um bom lugar. Descanse em paz”, publicou Vitória Santos.

“Esse universo sem lei chamado internet ainda vai matar muita gente. Me pergunto até onde vai à maldade humana, e me revolto em pensar que pessoas são capazes de tudo! Inclusive de atacar uma pessoa na internet, infernizando e piorando todo seu estado clínico”, lamentou Gabriela Maia, outra amiga da jovem. “Infelizmente minha revolta não traz a vida novamente. Deveriam pôr a mão na consciência e um pouco mais de amor no coração”, continuou.

 

Regulação das redes

O caso voltou a levantar o debate sobre a regulação das redes sociais. Existe um projeto de lei que se encontra parada no Congresso Nacional. E alguns protestos publicados após a tragédia apontam a necessidade de sua aprovação urgente.

Gil do Vigor foi um que apontou a falta de controle das redes. “Eu fiquei muito triste porque, de fato, gente, já passou de todos os limites”, lamentou o ex-BBB. “Não dá para querer achar um culpado, gente. É um problema que está todo mundo envolvido”.

 

A dificuldade da defesa da Choquei

Raphael Sousa, criador da Choquei, trancou o seu perfil pessoal no Instagram com a repercussão. O ódio originalmente dirigido contra Jéssica voltou-se contra ele, após a Choquei ser acusada de ter contribuído para a morte da jovem.

Para completar, ele foi acusado por internautas de debochar do desabafo da garota. Depois de Jéssica publicar um longo texto no Stories, o perfil pessoal de Raphael teria comentado: “Avisa para ela que a redação do Enem já passou. Pelo amor de Deus”. Vários outros internautas fizeram comentários iguais, ridicularizando a dor da jovem.

Depois da tragédia, a Choquei apagou a notícia original e publicou uma nova, informando que a garota “infelizmente” tirou a própria vida. O texto foi enquadrado por internautas que conseguiram colocar um aviso de contexto em sua publicação, informando que a Choquei foi responsável por espalhar a fake news.

Incapaz de se dissociar do caso, a página publicou um comunicado oficial na tarde deste sábado (23/12). O texto, assinado pela advogada e ex-BBB Dra. Adélia de Jesus Soares, começa esboçando empatia, lamentando o ocorrido e se solidarizando com os familiares, mas em seguida busca eximir a Choquei de culpa pela tragédia, ao apelar à liberdade de expressão e ao direito à informação.

Apesar da falta de averiguação na notícia, o comunicado afirma que “não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil”. Alheio a manuais de jornalismo, o texto se manifesta em termos jurídicos: “Cumpre esclarecer que não há responsabilidade a ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas”.

“Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com os dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação”, segue o comunicado, que também reforça o “compromisso em agir com diligência e responsabilidade” da Choquei.

Neste momento, a página sofre com os mesmos comentários que seus seguidores dispararam contra a jovem. A hashtag #DenuncieAChoquei está entre as mais comentadas do X (ex-Twitter) na tarde deste sábado (23/12), junto com as palavras “Choquei” e “Whindersson”.

 

Alerta

Se você está atravessando um momento difícil e precisa de ajuda, ligue para o CVV (Centro de Valorização a Vida), no número 188, e receba apoio emocional e prevenção do suicídio. A ligação é sigilosa e gratuita para todo o território nacional.