Estreias | “Berlim” e as novidades de streaming da semana

O Top 10 dos lançamentos de streaming da semana incluem 4 séries e 6 filmes. Os destaques episódicos são a primeira série derivada do fenômeno espanhol “La Casa de Papel” e o […]

Divulgação/Netflix

O Top 10 dos lançamentos de streaming da semana incluem 4 séries e 6 filmes. Os destaques episódicos são a primeira série derivada do fenômeno espanhol “La Casa de Papel” e o final de uma comédia britânica premiada, além de dois animes. Já os filmes trazem produções de comédia, drama, guerra, suspense e terror – 3 delas em VOD e 3 nas plataformas de assinatura. Confira os títulos a seguir.

 

SÉRIES

 

BERLIM | NETFLIX

 

O spin-off de “La Casa de Papel” é um prólogo que acompanha Andrés de Fonollosa antes dele se tornar Berlim e, como os fãs sabem, morrer. Na trama, ele reúne uma gangue diferente para seguir outro plano infalível de assalto, desta vez envolvendo a “casa de leilões mais importante de Paris”. Desenvolvida pelo criador de “La Casa de Papel”, Álex Pina, em parceria com Esther Martínez Lobato, roteirista-produtora da série original, a produção deve atrair fãs da série original, mas muitas vezes parece uma versão inferior de “La Casa de Papel”.

Além de Pedro Alonso, de volta ao papel do ladrão de joias hedonista, “Berlim” também inclui Michelle Jenner (“Isabel”) como Keila, especialista em eletrônica, Tristán Ulloa (“Fariña”) ​​como o professor filantrópico Damián, Begoña Vargas (“Bem-vindos ao Éden”) como a instável Cameron, Julio Peña Fernández (“Através da Minha Janela”) como o dedicado Roi e o estreante Joel Sánchez como Bruce, um homem de ação implacável.

Para completar, as atrizes Itziar Ituño e Najwa Nimri retornam à franquia como Raquel Murillo e Alicia Sierra, respectivamente, inspetoras que investigaram os assaltantes de “La Casa de Papel” e, conforme mostra a nova série, já perseguiam Berlim há algum tempo.

 

O DILEMA DE SUZY 2 | GLOBOPLAY

 

Nas comédia inglesa, Billie Piper (a eterna Rose de “Doctor Who”) vive Suzy, uma subcelebridade que tem fotos íntimas comprometedoras vazadas nas redes sociais, desencadeando uma série de eventos tumultuados em sua vida pessoal e profissional – o que a torna uma pessoa bastante odiada no Reino Unido. Na 2ª e última temporada, Suzy sofre um novo colapso mental, entra num reality de dança e consegue se destacar, mas, mesmo diante do sucesso, logo percebe que muitas pessoas ainda nutrem um forte sentimento de ódio por ela.

A série é criação da própria atriz em parceria com roteirista Lucy Prebble. As duas já tinham trabalhado juntas em “Diário Secreto de uma Garota de Programa” (2007–2011). Concebida como uma espécie de especial “anti-Natal”, a 2ª temporada é composta por apenas três episódios e rendeu indicação ao BAFTA (o Oscar e o Emmy britânico) de Melhor Atriz para Piper.

 

UNDEAD UNLUCK | STAR+

 

Baseado no mangá de Yoshifumi Tozuka, publicado no Japão desde 2020 – e no Brasil pela Panini – o anime acompanha dois parceiros bizarros num mundo repleto de “Negadores” – pessoas que, inexplicavelmente, negam alguma característica específica da humanidade.

Os protagonistas são um homem que nega a morte (o “Undead”) e uma garota que nega a sorte (a “Unluck”). Nenhum dos dois está feliz com seus “poderes”. Andy, o Undead, só quer morrer de uma vez, cansado com a própria existência, enquanto Fuuko Izumo, a jovem Unluck, não suporta o fato de acabar com a sorte de todos que a tocam. Mas quando Fuuko se prepara para se matar, é impedida por Andy, que vê nela a chance de finalmente morrer. Ele a transforma em cobaia, buscando uma maneira de desencadear um golpe de Azar grande o suficiente para matá-lo de vez. No entanto, logo descobrem que uma organização secreta está lhes caçando, o que muda os planos drasticamente.

 

A CONCIÉRGE POKÉMON | NETFLIX

 

A primeira série exclusiva de Pokémon da Netflix apresenta Haru, uma funcionária recém-contratada para recepcionar pokémons num resort especializado. Nos episódios fofos, ela acaba ajudando e se tornando amiga de vários monstrinhos de bolso, mas principalmente de um Psyduck.

Produzida pelo dwarf studios, a animação chama atenção principalmente por ser uma produção em stop-motion, com bonequinhos movimentados quadro a quadro para criar a ilusão de movimento. A direção é do curta-metragista Iku Ogawa e a atriz japonesa Non (“Three Sisters of Tenmasou”) dubla Haru.

 

FILMES

 

DINHEIRO FÁCIL VOD*

 

A comédia conta a história real sobre como nerds manipularam o mercado de ações e ficaram ricos. O longa é dirigido por Craig Gillespie, conhecido pelo seu trabalho em “Eu, Tonya” (2017) e “Cruella” (2021), e mostra os absurdos por trás do esquema que causou um boom nas ações de uma empresa varejista. A trama acompanha Keith Gill (Paul Dano, de “Batman”), que dá início à polêmica história ao investir suas economias nas ações em queda da GameStop em 2021. Logo em seguida, ele compartilha sobre o investimento nas redes sociais e as postagens começam a viralizar. Conforme a popularidade do tópico aumenta, sua vida e a de todos que o seguem começam a ser afetadas. O que começa com uma dica de investimento se transforma em um gigantesco movimento onde todos enriquecem – até que os bilionários decidem revidar.

A narrativa humorística explora as falhas do capitalismo, apresentando uma versão da clássica batalha entre Davi e Golias na era digital. Com um elenco estelar, incluindo Seth Rogen (“Pam e Tommy”) como o grande investidor que enfrenta problemas financeiros com a iniciativa dos nerds, e personagens carismáticos como o irmão desleixado de Gill, interpretado por Pete Davidson (“Morte, Morte, Morte”), a produção consegue entrelaçar humor e comentário social. Além disso, a trama é bem servida de personagens secundários, como a enfermeira vivida por America Ferrera (“Superstore”) e o caixa da GameStop interpretado por Anthony Ramos (“Transformers: O Despertar das Feras”), que trazem profundidade e humanidade à história, ressaltando o impacto coletivo do esquema de investimento. Para completar, referências culturais contemporâneas, como memes e danças do TikTok, enriquecem a narrativa.

Por conta dessa estrutura e abordagem, “Dinheiro Fácil” tem sido comparado a “A Grande Aposta” (2015), outro filme que também desvenda o universo financeiro com humor, crítica e memes. Ambas as obras exploram a engenhosidade e a audácia de indivíduos incomuns no enfrentamento de gigantes financeiros, embora com tons e perspectivas distintas. Enquanto “A Grande Aposta” dissecou a crise financeira de 2008 com uma abordagem mais séria, “Dumb Money” adota uma postura mais leve ao retratar os eventos recentes da saga GameStop. Mas isso também torna o filme de Gillespie o “primo pobre” da obra de Adam McKay, vencedora do Oscar de Melhor Roteiro.

 

NÃO ABRA! VOD*

 

O filme de estreia do indiano Bishal Dutta chama atenção por ser um terror diferente, centrada numa adolescente índio-americana, que precisa se reconectar com suas raízes culturais para sobreviver, após se distanciar delas no ambiente predominantemente caucasiano de uma high school dos EUA. A trama ganha corpo quando uma amiga de infância de Samidha (Megan Suri) apresenta comportamento estranho relacionado a um pote de vidro que carrega, culminando em uma série de eventos sobrenaturais. O que há dentro do pote alimenta a trama: uma entidade demoníaca conhecida como Pishacha. De acordo com a mitologia hindu, este demônio se alimenta de energia negativa e carne humana. E é liberado após o pote ser quebrado.

Dutta explora a temática da assimilação cultural e identidade numa narrativa que combina experiência de imigrante com terror sobrenatural. A mensagem é “não esqueça de onde você veio”, indicando que aqueles que se afastam de sua cultura nativa podem atrair ou até merecer tormentos de seus espíritos mitológicos antigos.

Apesar do orçamento limitado, a obra consegue criar cenas inventivas e momentos de tensão, especialmente enquanto Pishacha é mais sugerido do que revelado. E mesmo ao cair nos clichês, não abandona sua premissa provocativa sobre a complexidade da identidade cultural e a necessidade de aceitação, que fazem de “Não Abra!” um filme que vai além do gênero de horror, tocando em questões socioculturais.

 

THE LESSON VOD*

 

O suspense britânico acompanha Liam Sommers (Daryl McCormack, de “Boa Sorte, Leo Grande”), um jovem escritor que vai parar na casa do renomado autor J.M. Sinclair, papel desempenhado por Richard E. Grant (“Saltburn”) e inspirado em J.D. Salinger (“O Apanhador no Campo de Centeio”). Supostamente aposentado e em luto pelo suicídio de seu filho, Sinclair é surpreendido pela chegada do jovem, contratado por sua esposa Hélène (Julie Delpy, de “Antes da Meia-Noite”) para tutorar o outro filho do casal, Bertie (Stephen McMillan, de “O Chef”), nos preparativos para o exame de admissão de Oxford.

A trama se desenrola na propriedade campestre da família Sinclair, onde o jovem Liam descobre que o recluso autor está secretamente trabalhando em uma nova obra. A relação entre os dois se desenvolve sob a sombra da admiração e do mistério, com Liam tentando desvendar os segredos criativos do autor. Fascinado pelo escritor e sua obra, Liam começa a se envolver mais profundamente com os Sinclair, descobrindo verdades ocultas, enquanto Hélène começa a suspeitar da suas intenções.

Primeiro longa da diretora Alice Troughton, conhecida por seu trabalho em séries de TV como “Doctor Who”, a produção é visualmente impressionante, utilizando bem as locações naturais da Alemanha, onde foi rodada. Para completar, o roteiro do estreante Alex MacKeith, embora não seja completamente original, é notável pelas suas referências literárias, musicais e cinematográficas, que se entrelaçam de maneira coesa à trama.

The Lesson”, dirigido por Alice Troughton, é um thriller que narra a história de

 

SISU – UMA HISTÓRIA DE DETERMINAÇÃO | HBO MAX

 

Guerra, sangue e um bastardo inglório. O filme finlandês apresenta uma premissa à Tarantino que é, ao mesmo tempo, brutal e absurdamente divertida. A história se desenrola durante os últimos dias tumultuados da 2ª Guerra Mundial, colocando o ex-comando Aatami, apelidado de “o Imortal”, contra as tropas alemãs em retirada, que tiveram a infeliz ideia de roubar seu ouro, provocar seu cachorro e deixá-lo para morrer. Aatami, interpretado por Jorma Tommila (“Caçada ao Presidente”), exibe todas as características do título do filme, “Sisu”, uma palavra finlandesa que se traduz aproximadamente como coragem e determinação.

A violência é gráfica e sangrenta, com Aatami transformando quase tudo em arma e a câmera sendo atingida por partes de corpo de nazistas explodidos. O elenco também apresenta Aksel Hennie (“O Paradoxo Cloverfield”) como um oficial implacável da SS nazista e Mimosa Willamo (“Deadwind”) como uma prisioneira, que se torna cada vez mais encorajada pela crescente contagem de mortes de Aatami. Por fim, o diretor responsável por desmembrar nazistas é Jalmari Helander, do cultuado terrir “Papai Noel das Cavernas” (2010).

 

UMA FAMÍLIA EXTRAORDINÁRIA | PRIME VIDEO

 

O drama estrelado por Kiernan Shipka (a Sabrina de “O Mundo Sombrio de Sabrina”) tem paralelos com o vencedor do Oscar “No Ritmo do Coração” (2021) ao mostrar uma complexa dinâmica familiar, em que uma jovem cuida de seus pais com deficiência mental. Entretanto, o diretor Matt Smukler revelou que a história foi inspirada por sua sobrinha e os pais dela, “e a forma como pude observá-los se entregarem ao amor mútuo”.

O drama foca em Bea, interpretada por Shipka, enquanto ela enfrenta desafios da adolescência e, simultaneamente, cuida de seus pais neurodivergentes. É um enredo que dialoga com temas de amadurecimento rápido e lealdade familiar, tornando-se um ponto de reflexão sobre os múltiplos aspectos do crescimento. A pressão para Bea crescer vem de diversas frentes, incluindo um professor que a incentiva a focar em si mesma e um interesse amoroso que questiona seus motivos para cuidar de seus pais. Na trama, Bea tem de ponderar suas próprias necessidades contra as de sua família.

O elenco inclui Samantha Hyde (“Atypical”) e Dash Mihok (“Ray Donovan”) como os pais, além de Charlie Plummer (“Quem É Você, Alasca?”), Alexandra Daddario (“As Bruxas Mayfair”), Jean Smart (“Hacks”), Brad Garrett (“Everybody Loves Raymond”), Jacki Weaver (“Yellostone”), Reid Scott (“Veep”) e a menina Ryan Kiera Armstrong (“Chamas da Vingança”) como a versão infantil de Bea.

 

MEU CUNHADO É UM VAMPIRO | NETFLIX

 

E suma nova comédia, Leandro Hassum (“Vizinhos”) interpreta Fernandinho, um pai de família que tem a vida transformada quando recebe a visita do cunhado Gregório (Rômulo Arantes Neto, de “Rio Connection”), irmão mais novo (e folgado) de sua esposa. Desconfiando dos hábitos noturnos do rapaz, ele descobre que o cunhado é um vampiro. Mais que isso, há um clã inteiro de vampiros no Rio.

A produção ao estilo de “A Hora do Espanto” (1985) foi escrita por Paulo Cursino (“Até que a Sorte nos Separe”) e dirigida por Alê McHaddo (“Amor Sem Medida”), e ainda inclui em seu elenco Mel Maia (“A Dona do Pedaço”), Monique Alfradique (“Bem-Vinda a Quixeramobim”) e Edson Celulari (“O Tempo Não Para”) como líder dos vampiros.

 

 

* Os lançamentos em VOD (video on demand) podem ser alugados individualmente em plataformas como Apple TV, Claro TV+, Google Play, Loja Prime, Microsoft Store, Vivo Play e YouTube, entre outras, que funcionam como locadoras digitais sem a necessidade de assinatura mensal.