Diretora de “Barbie” vai presidir Festival de Cannes de 2024

A diretora Greta Gerwig foi escolhida para presidir o júri do Festival de Cannes de 2024. Seu filme mais recente, “Barbie”, virou um fenômeno cultural e a maior bilheteria mundial do ano. […]

Divulgação/Warner Bros.

A diretora Greta Gerwig foi escolhida para presidir o júri do Festival de Cannes de 2024. Seu filme mais recente, “Barbie”, virou um fenômeno cultural e a maior bilheteria mundial do ano. Além de liderar as indicações ao Globo de Ouro e ao Critics Choice Awards, também deve receber várias indicações ao Oscar.

Ao agradecer o convite, Gerwig expressou sua paixão pelo cinema. “Amo filmes – amo fazê-los, amo assisti-los, amo falar sobre eles. Como cinéfila, Cannes sempre foi o ápice do que a linguagem universal dos filmes pode ser”, disse a cineasta em um comunicado.

A escolha de Gerwig representa o “renascimento do cinema mundial”, segundo Iris Knobloch, presidente do festival, e Thierry Frémaux, diretor geral, que destacaram a capacidade da cineasta de quebrar barreiras e misturar gêneros.

Ela será a primeira diretora americana a assumir o papel de presidente do júri no Festival de Cannes. Aos 40 anos, também é a pessoa mais jovem a ocupar o cargo desde Sophia Loren em 1966.

Iniciando sua carreira como atriz no cinema indie em 2006, Gerwig alcançou reconhecimento como diretora com “Lady Bird” em 2017, tornando-se a quinta mulher a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Direção. Seu segundo filme, “Adoráveis Mulheres”, também foi um sucesso crítico e indicado a cinco Oscars, vencendo o de Melhor Figurino. Agora, com “Barbie”, Gerwig tornou-se a diretora feminina mais rentável da história, celebrando o faturamento recordista de US$ 1,4 bilhão mundial.

A 77ª edição do Festival de Cannes ocorrerá de 14 a 25 de maio.