Cezar Black se tornou o enfermeiro mais conhecido do Brasil após suas passagens pelo “BBB 23” e “A Fazenda 15”. Entretanto, não é médico e usou suas credenciais para minimizar o autismo revelado por Nadja Pessoa durante a discórdia da noite de domingo (3/12).
Após Nadja compartilhar ter sido diagnosticada com um grau leve de autismo há oito meses, vários “especialistas” resolveram tecer teorias sobre a condição no reality da Record TV. Ela fez o desabafo para explicar os gatilhos que sofria quando lembravam do reality que perdeu, porque seu cachorro e apoio mental morreu enquanto estava confinada.
Durante uma conversa com outros peões, em que falava mal de Nadja, Black minimizou a condição, ignorou que autistas podem ter “vidas normais” e ainda chamou autismo de doença.
“Autismo é uma doença muito importante, tem graus, ela pode ter um grau. Porém, faz sentido para situações de ela gostar de ficar isolada”, começou.
“Ela tem uma vida normal, não dá para culpar o autismo, tem coisas que ela é muito desconfiada e chega a ser maldosa, coloca você como se fosse o agente causador daquilo, só que não é”, continuou.
Curioso, Tonzão Chagas questionou: “Será que isso não faz parte da doença não? Nem sei se autismo é doença…”
E Cezar rotulou: “Autismo é doença. Não é crime falar sobre isso, não é errado.”
O doutor Cezar Black também disse que Nadja sofre “mania de perseguição”, que não seria associada à “doença”.
Autismo não é doença
Diferente do que Cezar Black “ensinou” para os confinados e, por extensão, o Brasil, o Transtorno de Espectro Autista (TEA) não é uma doença.
De forma geral, o Autismo é uma condição que compromete a capacidade de comunicação e a linguagem. Por isso, pessoas dentro do espectro têm dificuldade em perceber acontecimentos compartilhados e expressar o que sentem ou pensam, uma vez que podem apresentar déficit na interação social.
Além disso, outra característica são os padrões restritos e repetitivos de comportamento. Nadja, por exemplo, fica repetindo palavras quando entra numa discussão.
Mas cada paciente é afetado de uma maneira diferente, tanto que muitas pessoas nunca chegam a saber sobre o transtorno e levam uma vida “normal” e independente. Isto acontece porque há vários subtipos do transtorno, devido aos diferentes níveis de comprometimento, por isso se usa o termo “espectro” para abranger todos eles.
Um erro de informação desse tamanho, num programa com a audiência de “A Fazenda”, mesmo se tratando de uma transmissão, até o momento, restrita ao streaming, precisaria ser tratado pela produção com uma correção pontual ao vivo.
Parentes de autistas, portadores do espectro e profissionais de saúde ficaram indignados e protestaram nas redes sociais.
Para vcs verem que até os profissionais da área da saúde não são preparados para lidar com o assunto serio como esse. Por isso muitos autistas sofrem na sociedade, pela falta de informação, é triste ver um enfermeiro falar assim sobre autismo.
— Vilã Wolfgang 𓆙 (@wolfgang_coment) December 4, 2023
COMO MÃE DE DOIS AUTISTAS,NESSE MOMENTO ESTOU ENOJADA…. #AUTISMO ALEM DE NÃO SER DOENÇA,NSO EXISTE CURA…PARA UMA PESSOA DA EMFERMAGEM DAR ENSINAMENTOS QUE NEM ELE MESMO CONHECE E VERGONHO,E CRIME…. #FORADAEMFERMAGEM #VERGONHA pic.twitter.com/91rPPyWAxV
— Janyelle 🤙 (@Janyellle) December 4, 2023
o Black sendo um profissional de saúde falar que autismo é uma doença. Eu sou mãe de autista ouvindo uma coisa dessa🙄 pic.twitter.com/XIYBJB6V4L
— Poliane Messias (@Polimessias) December 4, 2023
Autismo
Não é doença pic.twitter.com/EBHsINci0A— Bɾυxιɳԋα 🧙🏻🧹Lαԃყ (@Bruxinha_Lady_) December 4, 2023
Autismo não é doença, é espectro. Não se tem autismo, se É autista. Eu, como autista, fico indignado com a falta de informação sobre e a falta de vontade de obter informação, que hoje em dia está ao nosso alcance. Esse cara merece sair com rejeição altíssima!
— daryck (@darycksilva1) December 4, 2023
Black não sabe nada de autismo. Até nisso ele quer queimar a coitada. TENHA RESPEITO! Não é médico pra fazer diagnóstico. Ridículo! “Tem coisas q não são autismo”. Tem coisas que são OPINIÃO pessoal. Ela tem personalidade e muita. E tem direito a opinião. Cara chato,plmdds!
— Tagarela 😎 (@Tagarel72470765) December 4, 2023
Vergonha alheia um enfermeiro desinformado falando de uma coisa que nem ele sabe. O Tonzão ainda diz eu nem sei se Autismo é uma doença " Black sim Autismo é uma Doença.
Como que pode hein? #AFazenda https://t.co/yXPvVcf6hy pic.twitter.com/P43CHzPEzB
— 𝓑𝓲𝓪𝓱 🎭|🌸 (@biancah_collin) December 4, 2023
Ele sendo da saúde, simplesmente quase quai negar que a nadja tem autismo. Fica pondo dúvida, ela falou que é leve e a Letícia sabatella soube tbm a pouco tempo ter autismo leve. Sem saber, isso já prejudicava, ela tinha dificuldades em decorar textos.
— Nordeste com força 🇧🇷 (@NickNass0) December 4, 2023
“Eu como convivo no meio da saúde, sei… não é crime nem nada falar que é doença”
Não cansa de falar merda, como que pode.
Autismo NÃO é doença Black, antes de voltar pro teu funcionalismo público vá estudar! https://t.co/R6E4BQMI1l— Gabriela 🔥 (@Gabrielasinix) December 4, 2023
TEA, o autismo não é uma doença, mas sim uma deficiência neurológica pic.twitter.com/OoGoINOnsT
— 🚑🦜🩴🍞🔥🌟🌸🎭RoselyRooms🇧🇷🇵🇹 (@roselyrooms) December 4, 2023
Banalizar o autismo é no mínimo leviano, sim a Nádia tem vários comportamentos que a idêntifica como autista, mas dentro do grau que ela tem, ela pode ter uma vida normal. O que muda no jogo? Nada, apenas o olhar sobre alguns de seus comportamentos.
— ☭🚩ReJO🌻🐾🚩🦁🎭 (@jo_re61) December 4, 2023
Autismo não é doença, autismo não é doença, autismo não é doença, autismo não é doença#autismonaoedoenca pic.twitter.com/VJU4zQfXEI
— Myh costa (@Mytchell_costa) December 4, 2023
Amiga os enfermeiros nesse momento em posição fetal com ele dizendo que Autismo é doença. pic.twitter.com/WQWaN1cb48
— Lenôa ✠♡🐷👑 (@lenoa_lima) December 4, 2023
O TEA ou Autismo NÃO É DOENÇA .
O autismo é um transtorno ou uma condição e pessoas com autismo não precisam ser curadas.#AFazenda | #AFAZENDA15 pic.twitter.com/GRwGAuvQeA— 🦋Vanessa Luz🦋 (@Vanessa_A_Luz) December 4, 2023
Trabalha na área da saúde e não sabe que autismo não é doença. Que raiva quando ouço um troço desse 🤨 da vontade de socar as palavras na cabeça da pessoa 😤 pic.twitter.com/qmHDaUbcuO
— Marina Atasoy 🇧🇷®💋SP (@MarinaS71507551) December 4, 2023