Viola Davis lança estúdio de podcasts em Salvador

Em Salvador para participar do Festival Liberatum, realizado pela primeira vez no Brasil, a atriz americana Viola Davis anunciou, junto ao marido Julius Tennon, a inauguração de um estúdio de conteúdo de […]

Instagram/Liberatum

Em Salvador para participar do Festival Liberatum, realizado pela primeira vez no Brasil, a atriz americana Viola Davis anunciou, junto ao marido Julius Tennon, a inauguração de um estúdio de conteúdo de áudio em Salvador. A produtora, nomeada “Axé”, já tem seu primeiro projeto delineado: uma série de podcasts focada na figura histórica de Zumbi dos Palmares, conforme revelado pelo Secretário da Cultura de Salvador, Pedro Tourinho.

Com a criação da “Axé”, Viola Davis e Julius Tennon propõem uma ponte criativa entre o Brasil e Hollywood. Segundo Tennon, em entrevista ao portal A Tarde, o Brasil se encontra em um novo momento de produção de conteúdo, e a Bahia, com suas inúmeras histórias, serve como um cenário propício para narrativas cativantes. “Estou muito feliz de estar aqui… é uma grande oportunidade de trabalharmos juntos, com uma comunidade”, afirmou.

 

Festival Liberatum

Durante sua participação no festival, Viola Davis discursou sobre a importância da representatividade nas artes e a necessidade de desmantelar a visão branca da História. “A tarefa do artista, em seu núcleo, é incrivelmente rebelde, porque muitas vezes, mesmo quando nós contamos histórias, ainda é pela lente do colonizador. São negros traficantes de drogas, ou apenas mulheres pretas em comunidades urbanas. Mesmo quando é uma fantasia, é extraordinariamente limitado, as pessoas não se enxergam nela. Nós precisamos fazer o que Steve Biko disse em relação à consciência: ‘Nós temos que ter o poder, a autoridade, a bravura para contar histórias de quem somos, sem pedir desculpas'”.

A mesa de conversa “Afrodiáspora” também contou com a participação de Taís Araújo, que ressaltou a relevância de Salvador como um polo cultural e criativo, e a importância de expandir a discussão sobre o protagonismo negro.

O Liberatum, festival global multidisciplinar de diplomacia cultural, teve início na sexta (3/11) e também conta com a participação da atriz Angela Bassett (“Pantera Negra”), do ator Morgan Freeman (“Truque de Mestre”), da cantora Debbie Harry (Blondie) e da Ministra da Cultura Margareth Menezes, entre outros. Com foco na cultura da diáspora africana, o evento se estende até segunda-feira (6/11) em Salvador.