Participantes de “Round 6: O Desafio” ameaçam processar Netflix por lesões

Participantes de “Round 6: O Desafio” estão ameaçando processar a Netflix e os produtores do reality show, alegando terem sofrido lesões durante as gravações. Representados pelo escritório de advocacia britânico Express Solicitors, […]

Divulgação/Netflix

Participantes de “Round 6: O Desafio” estão ameaçando processar a Netflix e os produtores do reality show, alegando terem sofrido lesões durante as gravações. Representados pelo escritório de advocacia britânico Express Solicitors, dois concorrentes anônimos relatam ter sofrido hipotermia e danos nervosos enquanto filmavam em condições de frio extremo no Reino Unido.

Daniel Slade, CEO da Express Solicitors, destacou a gravidade da situação, afirmando: “Os participantes pensaram que estavam envolvidos em algo divertido e não esperavam sofrer como sofreram”. Slade também relatou que os clientes ficaram “presos em posições de estresse dolorosas em temperaturas frias”. Cartas de reclamação foram enviadas à Studio Lambert, co-produtora do reality show da Netflix.

 

Problemas nas gravações

Os problemas ocorreram durante a gravação do jogo “Batatinha 1,2,3” (Red Light, Green Light), filmado no estúdio Cardington, uma antiga base da Força Aérea Real em Bedford, durante um período de frio intenso na Grã-Bretanha. A Netflix confirmou que três dos 456 jogadores precisaram de atenção médica na ocasião.

Os relatos dos participantes indicam que a produção pode ter negligenciado padrões de saúde e segurança. Alguns integrantes da competição descreveram as condições de filmagem como um “campo de batalha”, onde pessoas eram carregadas por equipes médicas, mas não podiam falar sob risco de serem eliminadas do jogo. Um participante descreveu ter visto alguém desmaiar, enquanto outros relataram hipotermia e mãos roxas devido ao frio.

 

Resposta dos produtores

Os produtores executivos do show, John Hay e Stephen Lambert, defenderam as condições do set. Hay ressaltou que “o bem-estar e a segurança são obviamente primordiais para nós” e afirmou que todas as medidas apropriadas foram tomadas para cuidar dos participantes. Lambert comparou a experiência do reality show a outros programas de sucesso, ressaltando que “não seria um passeio no parque ganhar US$ 4,56 milhões”.

Apesar das acusações, nenhum processo foi formalmente aberto contra a Netflix ou os produtores até o momento. Os primeiros cinco episódios de “Round 6: O Desafio” foram lançados na quarta-feira (22/11), recendo críticas mistas, apesar de retratar fielmente a estética do fenômeno “Round 6”, a série mais vista da história da Netflix.