Mostra de Cinema Chinês de São Paulo chega ao streaming com filmes inéditos e contemporâneos

A 8ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo traz, a partir desta quarta (15/11) e até 30 de novembro, uma seleção com filmes chineses contemporâneos, a maioria inédita no […]

Divulgação/MM2

A 8ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo traz, a partir desta quarta (15/11) e até 30 de novembro, uma seleção com filmes chineses contemporâneos, a maioria inédita no Brasil. Organizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, a mostra acontece de forma gratuita e digital, disponibilizada na plataforma Spcine Play (https://spcineplay.eitvcloud.com/) e com exibição nos cinemas do circuito Spcine na capital paulista.

Com curadoria de Shi Wenxue, membro do comitê de seleção da mostra competitiva do Festival de Pequim, e Lilith Li, coordenadora do Festival de Macau, a seleção se dedica a explorar temas essenciais da cultura chinesa contemporânea, como as relações familiares e a superação de adversidades. Entre as obras selecionadas, figuram “Cordão da Vida”, de Qiao Sixue, e “Irmãos”, de Quek Shio Chuan, que refletem a complexidade das conexões humanas. O primeiro acompanha a jornada de uma mãe e seu filho de volta às suas raízes, enquanto o outro trata de autismo.

Entre os mais premiados, destacam-se “Acima das Nuvens”, de Liu Zhihai, drama de guerra que venceu o prêmio do público no Festival de Pequim, e “Um Pai, Um Filho”, de Bai Zhiqiang, o grande vencedor do Festival de Pequim, sobre um homem que perdeu o filho e encontra um jovem determinado a reencontrar seu pai.

A lista também inclui um documentário premiado, “Juntos pelo Mundo”, de Xu Chenghua, o drama de sobrevivência “Deserto”, de Huang Yuan, e uma comédia sci-fi, “Departamento Editorial de Exploração Espacial”, de Kong Dashan, sobre um editor de uma revista em declínio em busca por vida extraterrestre.

Outros títulos e mais detalhes de cada filme podem ser conferidos no site oficial do evento (https://mostracinema.institutoconfucio.com.br/).