Morreu a atriz Frances Sternhagen, de “Plantão Médico” e “Sex and the City”

A atriz americana Frances Sternhagen morreu pacificamente na segunda-feira (27/11) de causas naturais, em sua casa em New Rochelle, Nova York, aos 93 anos. Ela era conhecida dos fãs de séries como […]

Divulgação/Paramount

A atriz americana Frances Sternhagen morreu pacificamente na segunda-feira (27/11) de causas naturais, em sua casa em New Rochelle, Nova York, aos 93 anos. Ela era conhecida dos fãs de séries como a sogra de Charlotte (Kristin Davis) em “Sex and the City” e avó do Dr. Carter (Noah Wyle) em “Plantão Médico” (E.R.).

Ela estabeleceu sua carreira de sucesso no teatro, muitos anos antes de passar para a televisão. Sternhagen estreou na Broadway em 1955 e recebeu seu primeiro Tony (o Oscar do teatro) em 1974 por seu trabalho em “The Good Doctor”, de Neil Simon. Ela voltou a ganhar novamente o troféu em 1995 por interpretar a viúva Tia Lavinia em um revival de “The Heiress”.

 

Filmes marcantes

A chegada no cinema aconteceu em 1967 como a bibliotecária perspicaz Charlotte Wolf em “Subindo por Onde se Desce”, de Robert Mulligan, produzido por Alan J. Pakula, com quem mais tarde retomou a parceria em “Encontros e Desencontros” (1979) e “See You in the Morning” (1989), ambos também produzidos e dirigidos por Pakula.

Entretanto, seu papel cinematográfico mais lembrado é como a médica Dr. Marian Lazarus, que ajuda Sean Connery a resolver uma série de assassinatos em um remoto campo de mineração espacial no thriller de ficção científica “Outland: Comando Titânio” (1981). Ela ainda interpretou uma policial no famoso terror “Louca Obsessão” (1990), adaptação de Stephen King dirigida por Rob Reiner.

 

Personagens televisivos

Sua participação televisiva se intensificou a partir de 1986, quando foi escalada para viver a mãe do carteiro Cliff (John Ratzenberger) na 5ª temporada de “Cheers”. O papel se tornou recorrente e ela recebeu duas indicações ao Emmy de Melhor Atriz Convidada pelo desempenho.

Em 1997, ela virou Milicent Carter, a avó do Dr. John Carter, grande protagonista da série “Plantão Médico”, gerando um participação que se estendeu por cinco temporadas e um total de 21 episódios.

Paralelamente, a partir de 2000 também virou Bunny MacDougal, cuja proteção pelo filho Trey (Kyle MacLachlan) tornou a vida da nora Charlotte (Kristin Davis) um inferno em “Sex and the City”. Sem senso de limites, ela chegou a invadir o quarto dos recém-casados ​​para entregar muffins frescos, apenas para encontrá-los no meio do sexo matinal. E foi novamente indicada ao Emmy por isso.

Seu último papel marcante nas telas foi o de outra mãe, Willie Ray Johnson, genitora de Brenda Leigh Johnson (Kyra Sedgwick), líder do Departamento de Polícia de Los Angeles na série “Divisão Criminal” (The Closer), de 2006 a 2012.