Fernando Meirelles desenvolve produção sobre tragédia de Brumadinho para a Netflix

O cineasta Fernando Meirelles está desenvolvendo uma produção sobre a tragédia de Brumadinho. A produção é da O2 Filmes e será distribuída para todo o mundo pela Netflix. A tragédia de Brumadinho […]

Divulgação/Fernando Meirelles

O cineasta Fernando Meirelles está desenvolvendo uma produção sobre a tragédia de Brumadinho. A produção é da O2 Filmes e será distribuída para todo o mundo pela Netflix.

A tragédia de Brumadinho é considerada o mais devastador desastre ambiental e humanitário da história do Brasil. Ocorreu em 25 de janeiro de 2019, quando a barragem da mina do Córrego do Feijão, operada pela Vale S.A., rompeu-se, liberando aproximadamente 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro. Essa avalanche de lama destruiu instalações da própria Vale, comunidades, fazendas e áreas ambientais por vários quilômetros na região de Brumadinho, Minas Gerais.

As consequências foram catastróficas. Além do impacto ambiental imenso, com a destruição da fauna e flora locais e a contaminação de rios, centenas de pessoas morreram, muitas ficaram desaparecidas e milhares de famílias foram diretamente afetadas pela tragédia. A busca por vítimas foi uma operação extensa e dolorosa, envolvendo equipes de resgate de diversas partes do Brasil e até do exterior.

Segundo a Netflix, o projeto está em fase inicial de desenvolvimento, e nem sequer o formato (filme ou série) estaria definido.

Meirelles já teve sucesso ao trabalhar com a plataforma anteriormente. Ele dirigiu o filme “Dois Papas” (2019) para a Netflix, que recebeu três indicações ao Oscar.