A rede varejista americana Walmart entrou nos tópicos mais comentados do X (antigo Twitter) nesta quarta (1/11) por sua estratégia de marketing para a Black Friday deste ano, que reuniu membros do elenco do filme “Meninas Malvadas” (2004) em uma série de comerciais. Com a ação, a empresa conseguiu atrair a atenção para suas ofertas, dando início antecipado à publicidade em torno do evento anual de compras.
As atrizes Lindsay Lohan, Lacey Chabert e Amanda Seyfried estão entre os integrantes do elenco que retornam, agora retratadas como adultas, orientando as “meninas malvadas” da nova geração – que são filhas da personagem de Lacey e estudam na mesma escola, que agora tem Lindsay como orientadora, enquanto Seyfried virou telejornalista. A série de comerciais estreou nesta quarta-feira, dia em que, segundo a trama do filme, as personagens usam rosa, com novos “capítulos” programados para cada quarta subsequente do mês.
Segundo Courtney Carlson, vice-presidente sênior de marketing do Walmart, o objetido da campanha é ser “imperdível” tanto em canais tradicionais de publicidade quanto nas redes sociais. “O Walmart é realmente conhecido pela Black Friday, e não pretendemos perder essa posição”, afirmou Carlson à revista Variety. A estratégia da varejista inclui expandir a noção de Black Friday para a temporada pré-feriado de Ação de Graças, com várias ofertas e descontos sendo apresentados já nesta semana.
Entusiasmo pelo reencontro
A campanha não apenas mira a atenção nas ofertas da loja, mas também evoca uma reação emocional do público ao reunir o elenco do filme cult. Daniel Franzese, que revive seu personagem Damian Leigh, expressou entusiasmo pelo reencontro: “Achamos que os fãs vão ficar super animados em nos ver depois de todos esses anos. Estamos animados para que todos vejam o que estivemos fazendo”. Até Lindsay Lohan compartilhou a emoção: “Foi tão bom estar de volta juntos depois de todos esses anos. Foi ótimo rever todo mundo”.
Vale observar que Rachel McAdams, a líder original das Meninas Malvadas, não participou do comercial, o que também foi muito comentado no X.
De todo modo, não é a primeira vez que o Walmart utiliza a estratégia de reunir elencos de produções cultuadas. Em 2022, a rede de varejo ressuscitou o filme “Como Enlouquecer seu Chefe” (1999) em uma série de comerciais para a Black Friday, contando com a participação dos atores Gary Cole e Ajay Naidu.