Funcionários da HBO teriam perfis falsos para responder críticas negativas

Casey Bloys, atual CEO da HBO e ex-presidente de programação do canal, teria mandado seus funcionários criarem perfis falsos no X (antigo Twitter) para responderem críticos de televisão. Uma reportagem da revista […]

Divulgação/HBO

Casey Bloys, atual CEO da HBO e ex-presidente de programação do canal, teria mandado seus funcionários criarem perfis falsos no X (antigo Twitter) para responderem críticos de televisão. Uma reportagem da revista Rolling Stone, divulgada nesta quarta-feira (1/11), afirma que isso se tornou comum entre 2020 e 2021.

A apuração mostra que Bloys estava insatisfeito com críticas recebidas por produções como “Perry Mason”, “The Nevers” e “Mare of Easttown”, entre outras. Na ocasião, o executivo pediu para a vice-presidente sênior de programação, Kathleen McCaffrey, montar uma equipe de funcionários aleatórios para responder aos críticos na rede social.

Dentre as críticas, Bloys ficou incomodado com uma crítica de Kathryn VanArendonk (Vulture), que considerou fraca a narrativa do remake de “Perry Mason”. “Talvez um usuário do Twitter devesse falar que essa é uma resposta bastante alegre ao que os soldados passam no campo de batalha. Você tem um perfil secreto? […] Parece bastante desrespeitoso… Isso deve ser respondido!”, teria dito o chefão do canal.

 

Exposição do caso

As informações vieram à tona devido a um processo movido pelo ex-assistente da HBO, Sully Temori, contra McCaffrey, a chefe do departamento de drama, Francesca Orsi, além do cantor Abel “The Weeknd” Tesfaye e outros dois produtores da série “The Idol”. A ação corre na Suprema Corte de Los Angeles desde julho deste ano.

Temori começou a trabalhar na empresa em 2015, tornou-se assistente executivo dois anos depois e saiu da HBO em outubro de 2021. Ele foi um dos funcionários que receberam ordens de McCaffrey para rebater críticos por meio de tweets em junho de 2020, quando ela reconheceu que Bloys estava “obcecado pelo Twitter”.

Em abril de 2021, Temori foi novamente procurado por McCaffrey para responder às críticas negativas de Alan Sepinwall (Rolling Stone) sobre a série “The Nevers”, criada por Joss Whedon. No mesmo dia, o perfil falso Kelly Shepherd foi criado na plataforma para rebater o jornalista. No processo, o advogado de Temori, Michael Martinez, confirmou que a conta foi feita pelo ex-assistente da HBO sob nome fictício e ilustrada com uma foto genérica de banco de imagens corporativo. Kelly Shepherd, cujo perfil continua online, acabou se provando bastante ativa, sempre em defesa da HBO.

 

E tem mais!

Segundo a reportagem, os perfis não eram obrigados apenas a rebater os críticos no Twitter, já que Bloys também teria instruído os funcionários a responderem críticas sobre sua administração em sites dedicados à indústria do entretenimento, como o Deadline. As contas anônimas fizeram comentários como: “a HBO parece estar ótima, muito obrigado” ou declarando que “Bloys era o futuro”.

Na ação judicial, Temori acusa os executivos da emissora de assédio, retaliação e discriminação por um diagnóstico de distúrbios mentais e por sua orientação sexual. O ex-assistente ainda faz denúncias contra produtores da série “The Idol” e The Weeknd, que teriam comportamento tóxico nos sets de gravações.

Procurada pela Rolling Stone, a HBO negou todas as acusações de assédioe, mas não se pronunciou sobre os comentários disseminados por perfis falsos na internet. O processo movido por Sully Temori continua em andamento, ainda sem data para possíveis audiências.