A atriz Sophia Valverde (“Poliana Moça”) contou nas redes sociais que retirou um nódulo da mama aos 16 anos. A artista também falou sobre a importância de mulheres fazerem exames e procurarem auxílio médico para prevenção do câncer de mama. O assunto surgiu por conta da campanha do “Outubro Rosa”, que visa a conscientização mundial sobre o assunto.
“No réveillon de 2021 para 2022, eu estava no Rio de Janeiro e, passando protetor solar, percebi que tinha um caroço no meu peito esquerdo, do tamanho de uma bolinha de gude”, revelou Sophia sobre o momento em que descobriu que estava com um nódulo no seio. “Assim que voltei pra São Paulo, procurei um mastologista pra saber o que poderia ser. Em fevereiro de 2022 fiz um exame de punção e, como o nódulo continuava a crescer, foi indicada a cirurgia para a retirada”.
A atriz contou que o nódulo foi retirado em maio de 2022, quando ela descobriu que não se tratava de um tumor maligno. “Já estava com seis centímetros, era igual a uma bola de tênis. Ainda com 16 anos, tive um nódulo, que graças a Deus era apenas um fibroadenoma: um tumor de mama não cancerígeno que ocorre mais frequentemente em mulheres jovens”, ela explicou.
Outubro Rosa
Sophia Valverde ainda aproveitou seu alcance para fazer um apelo: “É importante todos estarem juntos no Outubro Rosa, que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Vamos nos cuidar! E repassem para todos sobre a necessidade de se cuidar! A detecção precoce pode salvar a sua vida”.