Polícia revela que The Town teve mais de mil celulares roubados

The Town, o festival de música que agitou São Paulo no início de setembro, também foi palco de uma onda de furtos e roubos de celulares. Segundo dados da Polícia Civil, ao […]

Instagram/The Town

The Town, o festival de música que agitou São Paulo no início de setembro, também foi palco de uma onda de furtos e roubos de celulares. Segundo dados da Polícia Civil, ao menos 1.084 ocorrências foram registradas durante os cinco dias de evento, que atraiu cerca de 500 mil pessoas à capital paulista.

Baseado em dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), 60% dos aparelhos subtraídos eram iPhones.

Os registros foram concentrados na Avenida Senador Teotônio Vilela, 261, endereço do autódromo. Mas o número de ocorrências pode ser ainda maior, pois não foram considerados os casos nas vias adjacentes ao local do festival. Os dias de maior incidência foram 9 de setembro, com 356 ocorrências, e o feriado de 7 de setembro, com 246 registros.

Os ingressos para o festival tinham como valor mais baixo R$ 407,50, o que indica um público com poder aquisitivo considerável, tornando-se alvo atraente para os criminosos.

Roubo já é comum em festivais

A situação não é inédita. Festivais de grande porte como o Lollapalooza e o Tomorrowland também foram palco de ações de quadrilhas especializadas. No Tomorrowland, realizado em Itu entre 12 e 14 de outubro, vítimas chegaram a criar um grupo para trocar informações sobre os celulares roubados, sendo debochadas por criminosos infiltrados no grupo. “Tu acha que somos pé de chinelo? Pô, pelo amor de Deus, né, irmão. Polícia tá cagando pra vocês aí brother”, zombou um dos criminosos.

Atuação das autoridades

A SSP destacou que houve uma operação de segurança durante o The Town, com policiamento intensificado e apoio da 1ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), além do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC) para atendimento a vítimas.

Mesmo assim, menos de 1% dos celulares foram recuperados.

A organização do The Town não se pronunciou sobre os casos. Entretanto, uma nova edição do evento foi confirmada para 2025.