Michael Caine confirma aposentadoria aos 90 anos

O astro britânico Michael Caine anunciou sua aposentadoria aos 90 anos, marcando o fim de sua carreira brilhante com o lançamento de seu último filme, “The Great Escaper”, na Inglaterra. Durante uma […]

Divulgação/Macmillan

O astro britânico Michael Caine anunciou sua aposentadoria aos 90 anos, marcando o fim de sua carreira brilhante com o lançamento de seu último filme, “The Great Escaper”, na Inglaterra. Durante uma entrevista ao programa “Today”, da BBC, ele confirmou a decisão, alinhada com sua declaração no mês passado de estar “praticamente aposentado”.

Vencedor de dois Oscars, Caine revelou que a falta de oportunidades para papéis principais em sua idade influenciou a decisão.

“Estive agora em um filme em que interpretei o papel principal e recebi críticas incríveis… O que posso fazer para superar isso? Os únicos papéis que posso conseguir agora são de homens de 90 anos. Ou talvez 85”, brincou durante a entrevista, acrescentando que não há protagonistas aos 90 anos, e que os papéis principais ficarão para os jovens.

 

Último filme

Em “The Great Escaper”, Caine dá vida a um veterano da 2ª Guerra Mundial que foge de uma casa de repouso na Inglaterra em 2014 para participar das celebrações do 70º aniversário do Dia D na França. Ele atuou ao lado de Glenda Jackson, que faleceu pouco após as filmagens, em junho.

Após a conclusão deste filme, Caine recusou um papel por ser de menor importância. “Recebi um roteiro e fiz algo que nunca fiz antes. Contei quantas páginas eu tinha, em comparação ao total do roteiro”, compartilhou, decidindo então encerrar sua jornada cinematográfica no auge, evitando uma crítica negativa por uma pequena aparição.

O ator também era esperado no terceiro filme da franquia “Truque de Mestre”, atualmente em pré-produção, e pode ter sido este o projeto que ele recusou.

Além de sua aposentadoria do cinema, Michael Caine planeja lançar um livro de suspense intitulado “Deadly Game” em novembro, mostrando que, apesar de se afastar das telas, continua ativa em outras áreas.

 

Uma carreira longa e premiada

Ativo desde os anos 1950, Caine marcou a era mod com clássicos como “Alfie – Como Conquistar as Mulheres” (1966), “Um Golpe à Italiana” (1969) e a trilogia de espionagem do agente Harry Palmer (1965-1967). Ele conquistou seus Oscars pelas atuações em “Hannah e suas Irmãs” (1986), de Woody Allen, e “Regras da Vida” (1999), de Lasse Hallström.

Nos últimos anos, o ator é mais lembrado pela parceria com o diretor Christopher Nolan. Além de trabalharem juntos em três filmes de Batman nos anos 2000, os dois colaboraram em “O Grande Truque” (2006), “A Origem” (2010), “Interestelar” (2014), “Dunkirk” (2017) e “Tenet” (2020).