Loki: Críticas da 2ª temporada vão de “obra-prima” a “mal-planejado”

As primeiras críticas da 2ª temporada de “Loki” começaram a ser publicadas nesta terça (3/12). E são majoritariamente positivas, mas com algumas pauladas bem dadas, indo de elogios rasgados (“obra-prima narrativa”) a […]

Divulgação/Marvel

As primeiras críticas da 2ª temporada de “Loki” começaram a ser publicadas nesta terça (3/12). E são majoritariamente positivas, mas com algumas pauladas bem dadas, indo de elogios rasgados (“obra-prima narrativa”) a reclamações duras (“um spin-off mal planejado na pior tradição”).

Na média, o retorno do Deus da Trapaça à Disney+ parece ter agradado a maioria dos críticos, rendendo 82% de aprovação inicial no portal americano Rotten Tomatoes. Entretanto, a aprovação é 10% menor que a obtida pela temporada inaugural (92%), considerada a melhor produção entre as séries da Marvel.

Importante apontar que os críticos tiveram acesso apenas aos quatro primeiros episódios (de um total de seis) da temporada.

Críticas positivas

O site The Wrap foi um dos que mais elogiou a série, destacando a boa junção de “personagens com questões envolventes, alto drama existencial, comédia peculiar e ação que ameaça o mundo”, que seria melhor que qualquer outra atração da Disney+ até a data. A revista Empire concedeu 4 estrelas, afirmando que “Loki é uma vertente da linha do tempo que está mantendo sua originalidade e intenção – e realmente prosperando”. A revista Total Film deu 3,5 estrelas e observou que a série é “um retorno acelerado e emocionante ao mundo da TVA, mas seu foco no quadro maior da Marvel faz se perder um pouco da magia do Deus da Trapaça”.

Discussing Film deu a nota máxima e acredita que os episódios “tem facilmente o potencial de ser a melhor temporada de uma série original da Marvel na Disney+ até agora”. O site Radio Times concorda, chamando a volta de “Loki” de “uma vitória muito necessária para o MCU”. O site Slash Film argumenta que a série cumpre o potencial do Multiverso em um retorno que “[oferece] uma direção afiada, roteiro apertado e entretenimento constante”. E o jornal San Francisco Chronicle acrescentou: “É notável como Tom Hiddleston, agora em sua segunda década interpretando o Deus da Trapaça após fazer sua estreia em “Thor” de 2011, continua a encontrar camadas não exploradas de pathos e complexidade no ex-vilão favorito dos fãs”.

Mais entusiasmado de todos, o site Comic Book Movie descreveu a 2ª temporada como “uma obra-prima em narrativa imaginativa”. Segundo o site, o novo capítulo emocionante na Saga do Multiverso é “uma experiência mágica de altas apostas que, em última análise, deixará seu queixo no chão, com riscos maiores e reviravoltas que o manterão à beira do assento”.

Críticas negativas

Em tom mediano, o site The Hollywood Reporter questionou se a série seria apenas “atmosférica, brincalhona e um tanto sem propósito”. Igualmente pouco impressionado, o IGN deu nota 5 (até 10), afirmando que “a ausência da diretora Kate Herron aparentemente removeu o senso astuto de possibilidade da série”.

O site IndieWire deu um “C”, descrevendo a temporada como “irritantemente sinuosa e resistente à leveza”. E o jornal britânico Independent chutou o balde: “Mais do que qualquer coisa, ‘Loki’ começa a se assemelhar ao que realmente é: um spin-off mal planejado na pior tradição. Um holofote excessivamente brilhante para um personagem secundário que nunca foi adequado como protagonista. Um jantar composto apenas por aperitivos.”

 
O que esperar da temporada

A 2ª temporada retomará a história após Sylvie enviar o universo para o caos ao esfaquear Aquele Que Permanece – a variante de Kang que criou a TVA (sigla em inglês para Autoridade de Variância Temporal) para proteger a Linha do Tempo Sagrada. Como resultado, Loki é transportado para a sede da TVA, mas numa nova linha temporal, na qual ele e Sylvie nunca se uniram.

Além de Tom Hiddleston e Sophia Di Martino como Loki e Sylvie, os principais integrantes da 1ª temporada também retornarão nos novos episódios, incluindo Owen Wilson (Mobius), Gugu Mbatha-Raw (Renslayer), Wunmi Mosaku (Hunter B-15), Tara Strong (dublando a Senhorita Minutos) e Jonathan Majors (variante de Kang). Além disso, Ke Huy Quan (de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”) e Rafael Casal (“Blindspotting”) assumirão novos papéis.

Roteirista da 1ª temporada e de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, Michael Waldron continua à frente da atração, enquanto a direção dos novos episódios passou para a dupla Justin Benson e Aaron Moorhead, diretores de “Cavaleiro da Lua”.

A estreia acontece na quinta-feira (5/10) na plataforma Disney+.