Estreias | Cinemas recebem novo filme de Martin Scorsese

A programação de cinema oficializa a estreia de “Trolls 3: Juntos Novamente”, que já foi visto por mais de 400 mil pessoas antes da data de lançamento. A animação chegou a ocupar […]

Divulgação/Paramount Pictures

A programação de cinema oficializa a estreia de “Trolls 3: Juntos Novamente”, que já foi visto por mais de 400 mil pessoas antes da data de lançamento. A animação chegou a ocupar o 2º lugar na bilheteria do fim de semana passado, com a estratégia de “pré-estreias” pagas.

Em circuito médio, o destaque é o novo filme de Martin Scorsese, “Assassinos da Lua das Flores”, que tem mais de 3 horas de duração e será projetado em 385 salas. O épico grandioso foi produzido pela Apple, visando abastecer sua plataforma, mas chega antes no parque exibidor para estabelecer sua intenção de disputar o Oscar 2024. O detalhe curioso é que o western de Scorsese não é a única produção de plataforma digital a entrar em cartaz nesta quinta (19/10). Tem mais uma: “Nyad”, da Netflix. Confira abaixo a lista completa de estreias da semana.

 

ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES

 

O novo épico de Martin Scorsese (“O Irlandês”) desvenda a história real dos assassinatos da Nação Osage no início do século 20, quando várias mortes ocorreram após descobertas de grandes depósitos de petróleo nas terras indígenas em Oklahoma. A narrativa segue Ernest Burkhart (Leonardo DiCaprio), que se muda para Fairfax, Oklahoma, na década de 1920, para viver com seu tio, William Hale (Robert De Niro), conhecido como King Bill Hale, um influente pecuarista local. Sob a manipulação de seu tio, Ernest se envolve com Mollie (Lily Gladstone), uma mulher Osage, com o objetivo sombrio de herdar os direitos lucrativos de petróleo de sua família, caso os membros de sua família morram.

O drama se intensifica à medida que membros da família de Mollie são assassinados um a um, destacando uma trama maior de ganância e exploração. A complexa rede de mentiras e corrupção é revelada gradualmente, com o envolvimento de vários membros da comunidade que, silenciosamente, consentem ou contribuem para os crimes. A interpretação de Gladstone como Mollie, que enfrenta a dor insuportável da perda enquanto descobre a verdade sobre seu marido e a conspiração em andamento, tem sido apontada como garantida no Oscar 2023.

A colaboração entre Scorsese e seus dois atores favoritos, DiCaprio e De Niro, juntos pela primeira vez num filme do cineasta – após estrelarem separadamente suas obras mais famosas – é um atrativo à parte. E suas cenas são a base da história envolvente, roteirizada por Eric Roth (vencedor do Oscar por “Forrest Gump”) e baseado no livro homônimo de David Grann, que mistura crime verdadeiro com elementos de faroeste e consegue prender a atenção do espectador ao longo de suas quase 3 horas e meia de duração. Tão surpreendente quanto a extensão do filme só a vitalidade do diretor de 80 anos, que descobriu um novo terreno visual e dramático para se expressar, mergulhando pela primeira vez nos vastos espaços abertos e na atmosfera dos bangue-bangues clássicos para criar seu primeiro western, com indígenas, pistoleiros, fazendeiros corruptos e homens da lei.

A decisão de filmar em locais autênticos em Oklahoma, proporcionando um pano de fundo realista e engajando comunidades locais no processo, aumenta a autenticidade e a riqueza visual e cultural da produção, que merecidamente arrancou elogios em sua première no Festival de Cannes e atingiu 96% de aprovação no agregador de críticas Rotten Tomatoes

 

TROLLS 3: JUNTOS NOVAMENTE

 

Em sua volta aos cinemas, Poppy e Tronco, os personagens dublados em inglês por Anna Kendrick (“A Escolha Perfeita”) e Justin Timberlake (“O Preço do Amanhã”), são oficialmente um casal, apelidado de Troppy. Mas conforme ficam mais íntimos, Poppy descobre que Tronco tem um passado secreto: ele já fez parte da boyband favorita dela, BroZone, com seus quatro irmãos Floyd, John Dory, Spruce e Clay. Eles se separaram quando Tronco ainda era um bebê, assim como a família, e Tronco não vê seus irmãos desde então. Mas quando Floyd, é sequestrado, Tronco e Poppy embarcam em uma jornada emocionante para reunir os outros irmãos e resgatá-lo de um destino ainda pior do que a obscuridade da cultura pop.

O detalhe é que essa historia é embalada por uma música do ‘N Sync, a boyband nada secreta do passado de Justin Timberlake, que voltou a gravar junta, 20 anos após sua separação, especialmente para a trilha sonora do filme.

A animação também conta com a volta do diretor Walt Dohrn e com um elenco de dubladores que combina cantores e atores, como Camila Cabello (“Cinderella”), Eric André (“The Righteous Gemstones”), Amy Schumer (“Descompensada”), Andrew Rannells (“Um Pequeno Favor”), Troye Sivan (“The Idol”), Daveed Diggs (“Expresso do Amanhã”), Zooey Deschanel (“New Girl”), Kid Cudi (“Não Olhe para Cima”) e Anderson Paak (“Grown-ish”).

 

NYAD

 

A cinebiografia conta a jornada desafiadora da nadadora de maratonas Diana Nyad, que aspirava atravessar nadando o trecho entre Cuba e Flórida, um total de 110 milhas em oceano aberto, num feito inédito. Essa aventura foi inicialmente tentada por Diana aos 28 anos, sem sucesso, sendo retomada décadas depois com três tentativas adicionais. A estreia na ficção da dupla Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, vencedores do Oscar de Melhor Documentário com “Free Solo” (2018), foca na obstinação de Diana, interpretada por Annette Bening (“Morte no Nilo”), que enfrenta tempestades, picadas de águas-vivas e até um ataque de tubarão para alcançar seu objetivo.

A produção não apenas ressalta a determinação de Diana, mas também explora a dinâmica entre ela e sua equipe dedicada, incluindo a treinadora Bonnie Stoll, interpretada por Jodie Foster (“Hotel Artemis”). Inicialmente relutante, ela é convencida a apoiar e treinar Diana, mostrando-se uma presença constante e encorajadora ao longo da jornada. A narrativa enfatiza a camaradagem entre essas duas mulheres mais velhas, apresentando uma amizade platônica rara no cenário cinematográfico. Mas outros membros da equipe também são destacados, como o capitão Dee Brady (Karly Rothenberg), o navegador auto-sacrificado John Bartlett (Rhys Ifans) e a especialista em águas-vivas Angel Yanagihara (Jeena Yi), desempenham papéis cruciais, especialmente quando surge um ataque de tubarão, e a tripulação precisa agir para proteger Diana.

Exibido em primeira mão no Festival de Telluride, atingiu 86% de aprovação no Rotten Tomatoes e, após curta passagem pelos cinemas, será disponibilizado pela Netflix em streaming.

 

O LIVRO DOS SONHOS

 

O drama francês explora as lutas e esperanças de uma mãe solteira, cuja vida toma um rumo desesperador quando seu filho de 12 anos sofre um acidente, entrando em coma. A trama se desenrola a partir de um caderno encontrado pela mãe, Thelma (Alexandra Lamy), que pertencia ao filho e contém uma lista de desejos e ações que o garoto queria realizar “antes do fim do mundo”. Cumprir a lista se torna a missão de Thelma na esperança de uma recuperação milagrosa de seu filho.

A busca de Thelma para cumprir os desejos do menino a leva em uma jornada transcontinental que inclui viagens a Portugal, Grã-Bretanha e Japão. Cada desejo, seja conseguir o autógrafo de uma desenhista de mangá, nadar com baleias ou andar de skate, representa um desafio e uma forma de conhecer mais sobre o universo de seu filho. Este percurso simbólico é uma jornada de descoberta pessoal para Thelma, que também tem sua relação com a própria mãe colocada em foco pela diretora Lisa Azuelos (“Rindo à Toa”).

 

97 MINUTOS

 

O thriller de ação se passa a bordo de um avião transatlântico, que se torna alvo de um grupo terrorista. O relógio começa a correr assim que os terroristas assumem o controle da aeronave sobre o oceano Atlântico, desencadeando uma série de eventos trágicos. Durante a luta pelo controle, o piloto é gravemente ferido, o co-piloto é morto e a fuselagem é perfurada por balas de armas impressas em 3D, criando uma situação instável de altitude-pressão. O elenco principal é composto por Alec Baldwin, que interpreta o diretor Hawkins, um agente de segurança nacional, Jonathan Rhys Meyers como Alex, um agente da Interpol infiltrado entre os sequestradores, e MyAnna Buring como Kim, uma ex-médica recrutada por Alex para fazer o piloto lhe passar orientações para conduzir o avião.

A narrativa se desdobra tanto no ar quanto em terra, enquanto os agentes de segurança nacional liderados por Hawkins buscam desesperadamente uma maneira de ativar o piloto automático ou abater a aeronave antes que esta se transforme em uma arma catastrófica rumo a Nova York. Dirigido pelo finlandês Timo Vuorensola, conhecido pela sci-fi de comédia “Iron Sky”, sobre nazistas na lua, o thriller de baixo orçamento tem muitas reviravoltas e dilemas morais.

 

ELAS POR ELAS

 

O filme é uma antologia que reúne sete curtas-metragens dirigidos por mulheres de diferentes países, com o protagonismo feminino como fio condutor. A coletânea se inicia com dois curtas biográficos: “Pepcy & Kim” de Taraji P. Henson (atriz de “Estrelas Além do Tempo”), narrando a trajetória de Kim Carter, fundadora da Time for Change Foundation, ao sair do sistema prisional, e “Elbows Deep” de Catherine Hardwicke (diretora de “Crepúsculo”) , que retrata um momento na vida da Dra. Susan Partovi, uma defensora da saúde da população desabrigada de Los Angeles, enquanto trata uma jovem problemática durante o auge da pandemia de COVID.

A diversidade de enredos continua com “Lagonegro” da argentina Lucía Puenzo (“O Menino Peixe”), onde Eva Longoria interpreta Ana, que retorna à Itália após a morte de sua irmã distante e descobre que foi nomeada como guardiã da filha dela. Outro destaque é o curta “A Week in My Life” dirigido pela japonesa Mipo O (“Being Good”), que ilustra a vida agitada de uma mãe solteira e seus dois filhos pequenos. “Unspoken”, da italiana Maria Sole Tognazzi (“Eu e Ela”), oferece um olhar sobre o papel das mulheres como cuidadoras, através da história de uma veterinária que se encontra em meio a um conflito familiar ao atender uma mulher abusada e seu marido na clínica.

A coletânea também traz o curta “Sharing a Ride” da indiana Leena Yadav (“O Mistério das Mortes de Burari”), onde uma cirurgiã plástica descobre sua própria identidade após um encontro inesperado com uma trabalhadora sexual trans. O segmento animado “Aria” da estreante Silvia Carobbio encerra a antologia com uma expressão abstrata e sem palavras sobre papéis de gênero visualizados como caixas literais em que estamos presos. Apesar da intenção clara de apresentar uma variedade de experiências e perspectivas femininas, a execução é irregular, com algumas histórias sendo mais bem concebidas do que outras.

 

O CÉU NÃO PODE ESPER@R, CARLO ACUTIS

 

O documentário aborda o fenêmeno criado em torno do jovem britânico-italiano Carlo Acutis, que morreu de leucemia repentina em 12 de outubro de 2006, com apenas 15 anos. Desde então, a vida exemplar deste adolescente “de casa”, entusiasta do saxofone, dos videojogos e dos computadores, difundiu-se com força imparável entre os jovens, ao ponto do seu nome continuar hoje a ser trending topic nas redes sociais. O documentário traz uma dezena de depoimentos de jovens e nem tão jovens que viraram suas vidas de cabeça para baixo por sua intercessão com Carlo Acutis.