Disney+ divulga seu primeiro trailer de “Doctor Who” e anuncia estreia

A Disney+ divulgou seu primeiro trailer da “série sci-fi mais duradoura do universo”, “Doctor Who”, além de anunciar a data de estreia em sua plataforma de streaming. A prévia traz a volta […]

Divulgação/BBC

A Disney+ divulgou seu primeiro trailer da “série sci-fi mais duradoura do universo”, “Doctor Who”, além de anunciar a data de estreia em sua plataforma de streaming. A prévia traz a volta surpreendente de David Tennant ao papel-título da atração em episódios especiais, que marcarão os 60 anos da produção – lançada em 1963, exibida ininterruptamente até 1989, resgatada em 2005 e até hoje produzida com grande sucesso pela rede BBC.

 

Participações especiais

David Tennant estrelou “Doctor Who” do final da 1ª temporada do revival de 2005 até a 4ª temporada completa, e teve a companhia de Donna Noble, personagem de Catherine Tate, a partir do terceiro ano da produção. Ela também aparece no trailer, 12 anos após sua última aparição na série – no especial de Ano Novo de 2010.

O detalhe é que, na trama, o Doutor apagou a memória de Donna, que morreria se lembrasse de suas aventuras a bordo da Tardis. Na prévia, ele diz que talvez não consiga salvá-la novamente, enquanto é ameaçado pelo poderoso vilão vivido por Neil Patrick Harris (“How I Met Your Mother”) – o Fabricante de Brinquedos (The Toymaker), visto pela última vez em 1966.

Quem também está de volta é Jemma Redgrave, reprisando seu papel icônico como Kate Lethbridge-Stewart, líder da UNIT, agência britânica criada para lidar com ameaças extraterrestres na Terra.

 

Mudanças da 14ª temporada

Apesar dos especiais comemorativos, Tennant não deve permanecer muito tempo como Doutor. Ncuti Gatwa (o Eric de “Sex Education”) vai assumir o papel logo no começo da 14ª temporada, prevista para ir ao ar em 2024.

O artifício narrativo que justifica as mudanças de intérpretes é simples: sempre que o Doutor é ferido de morte, ele(a) se transforma em outra pessoa, ganhando não apenas nova aparência, mas também um nova personalidade, ainda que mantenha intacta toda a sua memória. O truque foi a forma encontrada pelos produtores para continuar a série quando William Hartnell (1908–1975), o primeiro astro de Doctor Who, resolveu largar o papel na metade da 4ª temporada original (exibida em 1966).

A volta de Tennant tem um significado simbólico por ressaltar uma mudança nos bastidores da produção. O produtor-roteirista Russell T. Davis, responsável pelo relançamento da série clássica em 2005, está retomando o comando da atração e convenceu o ator a reviver sua participação histórica para marcar sua chegada.

O ator aparecerá como o protagonista dos especiais em 25 de novembro.