Bruce Willis enfrenta perda de habilidades de comunicação e “alegria de viver”

O ator Bruce Willis, diagnosticado com demência frontotemporal (DFT) em fevereiro deste ano, está perdendo suas habilidades de comunicação e sua “alegria de viver”. A informação foi divulgada pelo produtor Glenn Gordon […]

Divulgação/AMC+

O ator Bruce Willis, diagnosticado com demência frontotemporal (DFT) em fevereiro deste ano, está perdendo suas habilidades de comunicação e sua “alegria de viver”. A informação foi divulgada pelo produtor Glenn Gordon Caron, amigo de Willis, em entrevista ao jornal New York Post.

“Eu tentei muito permanecer na vida dele. O que torna [sua doença] tão alucinante é que se você já passou algum tempo com o Bruce Willis, não há ninguém que tenha mais alegria de viver do que ele. Ele amava a vida”, declarou Caron.

O produtor também descreveu a atual capacidade de comunicação do ator: “Minha sensação é que nos primeiros três minutos iniciais [das nossas conversas] ele sabe quem eu sou. Ele não é totalmente verbal; ele era um leitor voraz – não queria que ninguém soubesse disso – e não lê mais. Todas essas habilidades linguísticas não estão mais disponíveis para ele, mas ele ainda é Bruce. Quando você está com ele, você sabe que ele é Bruce e fica grato por ele estar lá, mas a alegria de viver se foi”.

 

Diagnóstico de demência

Bruce Willis foi diagnosticado inicialmente com afasia em 2022 e precisou interromper sua carreira de ator. A família do artista divulgou um comunicado atualizando seu estado de saúde no início deste ano: “A condição de Bruce progrediu e agora temos o diagnóstico de demência. Infelizmente, os desafios da comunicação são apenas um sintoma da doença que ele enfrenta”.