A aguardada 5ª temporada de “Stranger Things” enfrenta um desafio peculiar: o envelhecimento de seu elenco adolescente. Segundo o produtor Shawn Levy, os atrasos adicionais causados pela pandemia de covid-19 na véspera da 4ª temporada e a greve dos atores de Hollywood neste ano impôs a necessidade de a produção usar técnicas de maquiagem avançadas para manter a aparência jovem dos personagens.
Desde a estreia da série em 2016, o elenco naturalmente amadureceu, e agora a discrepância na aparência dos atores na trama se tornou uma preocupação. “Já vimos o elenco da nossa série crescer aos olhos do público e, entre os 12 e os 22 anos, todo ser humano muda profundamente. Essa passagem de tempo definitivamente não está ajudando”, declarou Levy à revista Variety.
Maquiagem como aliada
A equipe de produção, no entanto, se mostra preparada para o desafio. “Nosso departamento de cabelo, maquiagem e guarda-roupa é bastante excepcional, usando fantasias, perucas e maquiagem para combater o envelhecimento”, assegura o produtor. Além disso, o contexto dos anos 1980 é visto como um aliado para o retorno desses jovens atores adultos aos seus personagens adolescentes. “Então, vamos usar todas as ferramentas disponíveis para nós. E eu sei que nosso elenco está tão ansioso para voltar ao trabalho quanto todos nós”, disse o diretor e produtor da série.
Apesar dessa declarada ansiedade para retomar as gravações, a greve continua e impede a retoma dos trabalhos. Com isso, a data de lançamento da 5ª temporada permanece sem data definida.