O ator Lior Raz, protagonista da série “Fauda” da Netflix, divulgou um vídeo em que aparece se escondendo de bombardeios enquanto participa de uma missão de resgate na cidade israelense de Sderot, alvo ds ataques do Hamas. Raz informou que viajou ao sul devastado de Israel para se juntar a “centenas de corajosos voluntários ‘irmãos de armas'” que auxiliam a população local. Ele foi designado para retirar duas famílias da área de conflito.
O vídeo curto exibe o momento em que Raz busca abrigo enquanto mísseis do Hamas sobrevoam a região e são ouvidos estrondos. Não há informações sobre quando a missão ocorreu ou se foi bem-sucedida.
Israel sofreu um ataque surpresa no fim de semana, resultando em centenas de mortes e sequestros de homens, mulheres, crianças e idosos. Em resposta, Israel disparou mais de 4.500 foguetes contra Gaza, exacerbando uma situação já tensa e causando mais milhares de mortes.
Raz, que também atuou em “Hit & Run” e “”Esquadrão 6” na Netflix e “The Crowded Room” na Apple TV+, fez a viagem ao sul com os amigos Yohanan Plesnar e Avi Issascharov, co-criador de “Fauda”. Segundo o embaixador de Israel nas Nações Unidas, cerca de 150 israelenses foram feitos reféns por militantes apoiados pelo Hamas. No local, mais de mil pessoas foram mortas, muitas delas em suas próprias casas e em um festival de música ao ar livre.
No mês passado, a rede israelense Yes TV anunciou a encomenda de uma 5ª temporada de “Fauda”. A Netflix detém os direitos internacionais das quatro primeiras temporadas e contribuiu para o sucesso da série fora do Oriente Médio.
.