Vigarista real de “Inventando Anna” organiza desfile da Semana da Moda de Nova York

Em prisão domiciliar por seus golpes, enquanto aguarda possível deportação, a falsa herdeira Anna Delvey (nome verdadeiro: Anna Sorokin) foi anfitriã de um desfile de moda da marca Shao durante a Semana […]

Instagram/Anna Delvey

Em prisão domiciliar por seus golpes, enquanto aguarda possível deportação, a falsa herdeira Anna Delvey (nome verdadeiro: Anna Sorokin) foi anfitriã de um desfile de moda da marca Shao durante a Semana de Moda de Nova York. Impedida de sair de casa, Sorokin, que conquistou notoriedade por enganar a elite nova-iorquina e foi posteriormente interpretada por Julia Garner na minissérie “Inventando Anna”, da Netflix, recebeu o evento no telhado de seu prédio no East Village.

O evento foi coordenado por Kelly Cutrone, conhecida pelo reality show “Kell on Earth”. Ela e Sorokin (que ainda prefere ser chamada de Delvey, o nome falso que a popularizou) são sócias numa “agência pop-up de relações públicas” denominada OutLaw (fora-da-lei, em inglês). “É muito difícil para os novos estilistas atrair atenção, e eu sou capaz de conseguir publicidade — publicidade ruim, qualquer publicidade — só por sair de casa para levar o lixo”, declarou Sorokin ao jornal New York Times, destacando o cinismo implícito na colaboração.

 

Agora é moda

A marca Shao, que mescla moda de rua, de escritório e espartilhos em suas criações, é liderada por Shao Yang, e conseguiu realmente chamar atenção da imprensa com a escolha inusitada de locação para seu desfile. Shao também vestiu Sorokin com um smoking preto, com pernas longas o suficiente para esconder seu monitor de tornozelo, e ombros incrustados de strass.

Além da imprensa tradicional, o evento atraiu nomes como Olivier Zahm, editor da revista Purple, e Nicola Formichetti, colaborador de Lady Gaga. “Sou fascinado por ela [Sorokin/Delvey] há muito tempo e, como todo mundo, estou esperando para ver o que ela vai fazer a seguir”, disse Formichetti, que definiu o nome da agência pop-up como “genial”.

 

Desfile fora-da-lei

Realizado no telhado do prédio de Sorokin devido à falta de espaço em seu apartamento, o evento trouxe consigo desafios logísticos. As modelos chegaram em um ônibus de festa e se amontoaram nos corredores estreitos do prédio antes de acessar o espaço do desfile. Kelly Cutrone estimou a presença de cerca de 100 convidados.

Além disso, tudo aconteceu à margem da legalidade. O evento não contou com as devidas autorizações das autoridades locais, tornando-se, assim, um ato fora-da-lei. Fontes próximas à organização indicam que não foram adquiridas as licenças necessárias para a realização do desfile em via pública, o que poderia resultar em multas ou ações legais contra os organizadores. Esse fato acrescenta uma camada de controvérsia ao evento, que deixou alguns vizinhos de Sorokin perplexos e descontentes, alimentando ainda mais o debate sobre as estratégias inusitadas empregadas por novos estilistas para captar a atenção em um mercado saturado.

“Já não existem regras”, disse Cutrone. “Qualquer coisa pode acontecer.”

Veja um vídeo do evento.