Steve Harwell, o ex-vocalista do Smash Mouth, morreu aos 56 anos nesta segunda-feira (4/9). Segundo informações do TMZ, o músico sofria de insuficiência hepática e estava em estado terminal.
O portal informou que Harwell morreu de forma pacífica em sua casa em Boise, em Idaho, nos Estados Unidos, onde ele recebia cuidados paliativos. O ex-vocalista estava cercado de familiares e amigos. O músico teria adoecido por causa do abuso de álcool e outras doenças.
Smash Mouth
A banda Smash Mouth foi formada em San Jose, Califórnia, em 1994, durante o auge do estilo punk pop, e combinava faixas originais com vários covers. O ponto alto da carreira foi seu segundo álbum, “Astro Lounge” (1999), graças a seu maior hit, a música “All Star”, que foi incluída em várias trilhas sonoras, incluindo a comédia “Heróis Muito Loucos” (1999) e a primeira animação de “Shrek” (2001). O desenho do ogro, por sinal, teve dose dupla de Smash Mouth, com a inclusão do cover de “I’m a Believer”, de Neil Diamond/The Monkees.
Outras faixas marcantes na voz de Steve Harwell são “Walkin’ On the Sun”, que ajudou a estourar o primeiro álbum “Fush Yu Mang” (1997), além de “Then the Morning Comes”, “Can’t Get Enough of You Baby”, “Pacific Coast Party” e o cover de “Why Can’t We Be Friends”, da banda War.
Polêmicas no final da carreira
Nos últimos anos, Harwell começou a manifestar atitudes controversas durante os shows da banda. Em 8 de agosto de 2020, o vocalista disse “fod*-se essa merda de COVID” durante uma apresentação, que acabou se tornou um evento de propagação da pandemia nos EUA. E em outubro de 2021, a banda se apresentou num festival de cerveja e vinho onde o cantor embriagado ameaçou o público e fez um gesto considerado uma saudação nazista.
Após esse show, Harwell anunciou sua aposentadoria devido a problemas de saúde contínuos. Ele foi substituído na banda por Zach Goode (ex-Ghoulspoon, Divided By Zero e The Secret Seven).
Lembre os maiores hits do Smash Mouth.