Roteiristas de Hollywood encerram greve após quase cinco meses

O sindicato de roteiristas de Hollywood, WGA, anunciou o fim da greve da categoria na terça-feira (26/9). O grupo aprovou um acordo provisório da aliança de produtores da indústria, feita no último […]

Instagram/WGA East

O sindicato de roteiristas de Hollywood, WGA, anunciou o fim da greve da categoria na terça-feira (26/9). O grupo aprovou um acordo provisório da aliança de produtores da indústria, feita no último domingo (24/9), e deve encerrar a paralisação já nesta quarta (27/9).

Os roteiristas entraram em greve no início de maio para garantir melhores condições de trabalho e remuneração, além de reivindicarem a devida regularização do uso de inteligência artificial (I.A.) em produções de cinema e televisão.

O acordo encerra uma das maiores paralisações feitas na história do sindicato, com duração de 148 dias. A maior greve da categoria aconteceu em 1988, quando os profissionais interromperam as atividades por 153 dias consecutivos.

 

O que mudou?

No último domingo (24/9), o WGA descreveu o acordo provisório como “excepcional” e com “ganhos e proteções significativos para os escritores em todos os setores”.

Entre as mudanças previstas, a categoria terá acesso ao número de horas assistidas por usuários de séries produzidas pelas plataformas de streaming. O sindicato também poderá compartilhar as informações publicamente.

Já o uso de inteligência artificial em roteiros será regularizado e não-obrigatório. O acordo ainda prevê que os estúdios e serviços de streaming são obrigados a informar roteiristas sobre a tecnologia em criações ou reparos nas obras. O sindicado pode proibir a qualquer momento o uso na parte criativa, e os textos de IAs não serão considerado válidos para determinar autoria.

Apesar do fim da greve dos roteiristas, o sindicato de atores, SAG-AFTRA, continua em greve nos Estados Unidos desde julho.