A cantora Preta Gil recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês na manhã de domingo (10/9), após um período de 28 dias internada para o tratamento de um câncer no intestino. A cantora compartilhou a notícia com seus seguidores o Instagram, declarando estar emocionada e agradecida.
“A tão sonhada alta chegou, dias desafiadores onde tive que lidar com muitas coisas difíceis mas ao mesmo tempo rodeada de competência e amor, muito amor, eu sou toda gratidão. Estou muito emocionada e talvez não consiga me expressar plenamente, o que importa é que venci mais essa batalha, vou me fortalecer para a próxima cirurgia e em breve poderei retomar minha vida”, escreveu Preta Gil no Instagram.
No momento de sua saída do hospital, a cantora demonstrou bom humor, brincando com a quantidade de malas que possuía, que ocuparam “dois carrinhos”. Ela também celebrou o momento ao som de “Andar com Fé”, canção de seu pai, Gilberto Gil, e mostrou o reencontro com seus cachorros.
“Muito grata a tudo o que vivi nesses 28 dias aqui no hospital”, acrescentou ao agradecer a equipe médica que ficou ao seu lado, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas.
Cirurgia complicada
Em agosto, a cantora submeteu-se a uma cirurgia extensa e complicada de 14 horas que incluiu uma histerectomia abdominal. O procedimento foi parte de um tratamento para adenocarcinoma, tipo de câncer que afeta o intestino e cujo diagnóstico foi confirmado em janeiro deste ano.
Durante o período em que ficou internada, Preta usou uma sonda nasogástrica para se alimentar e aplicou uma bolsa de ileostomia, que deve ajudá-la na excreção de dejetos nos próximos meses. A artista, aliás, afirmou que o corpo dela ainda está se acostumando com a intervenção.
Em conversa com o jornal O Globo, a cantora explicou o atual momento: “Hoje é um dia de adaptação em casa, ao enfermeiro, ao curativo, à troca de bolsa (de colostomia). Estou entendendo tudo, como vai ser, mas estou muito feliz de ter vencido essa etapa. Agora vou me fortalecer e me cuidar para a segunda cirurgia”.
Próxima cirurgia
A próxima cirurgia, programada para novembro, visa a religar o intestino e remover a bolsa de ileostomia e retomar a vida normal.
Preta Gil projeta um mês adicional de hospitalização após a próxima operação. “Depois dessa operação, estou livre para viver minha vida”, disse ela.