Novos depoimentos agravam caso de assédio contra Marcius Melhem

Neste sábado (16/9), novos depoimentos de vítimas de assédio aumentaram a pressão legal contra Marcius Melhem, ex-diretor da Rede Globo. As acusações, que já eram graves, ganharam contornos mais sérios com relatos […]

Divulgação/Globo

Neste sábado (16/9), novos depoimentos de vítimas de assédio aumentaram a pressão legal contra Marcius Melhem, ex-diretor da Rede Globo. As acusações, que já eram graves, ganharam contornos mais sérios com relatos detalhados de assédio sexual e moral. As vítimas são Karina Dohme, Ellen Roche e Susana Pires, atrizes conhecidas do público, que detalharam suas experiências traumáticas em setembro de 2021 ao MPT (Ministério Público do Trabalho) num processo que apura a conduta da Globo em relação às denúncias contra Melhem.

Os depoimentos foram revelados pela coluna de Juliana Dal Piva, após serem enviados do MPT para o MP-RJ, e constam nos autos da ação criminal contra o humorista. Como os casos prescreveram, os depoimentos servem para reforçar a acusação e o mais grave, de Karina, fez a atriz ser apontada pela promotoria como testemunha. Melhem é investigado por assédio sexual em processo que tramita em sigilo na 20ª Vara Criminal do TJ-RJ.

O caso de Karine Dohme

Karina Dohme, que trabalhou com Melhem a partir de 2012 nos programas “Caras de Pau” e “Zorra”, descreveu que Melhem fazia o tempo todo “comentários de cunho sexual com todas as mulheres”, “apertava a cintura e cheirava o pescoço das colegas” e chamava as funcionárias de “gostosas” e “delícia”, emitindo “gemidos lascivos”, criando um ambiente de trabalho desconfortável e tóxico.

Em abril de 2012, durante uma gravação em Angra dos Reis (RJ), Karina enfrentou uma situação ainda mais perturbadora. Segundo ela, Melhem “segurou a porta do quarto” e declarou que “eles iriam dormir juntos”. Perplexa com a situação, ela respondeu com um sorriso amarelo: “Claro que não”. Mesmo assim, Melhem insistiu e permaneceu algum tempo na porta do quarto dela, reforçando a sensação de vulnerabilidade e medo.

Ao final, Melhem desistiu de entrar no quarto, mas deixou um aviso perturbador: “Tá bom garota, mas eu não vou desistir de você”. Essa declaração não apenas aterrorizou Karina, mas também deixou claro que o assédio não seria um evento isolado. A atriz entrou em “pânico” após o episódio, pois ainda não tinha assinado seu contrato com a emissora. Ela temia retaliações profissionais e, segundo ela, Melhem intensificou as investidas após a assinatura do contrato.

Durante as gravações, Karina relata que, nas cenas de beijo, Melhem ficava “enfiando a língua” enquanto ela “cerrava os lábios com força”. Este tipo de comportamento, que ultrapassa os limites profissionais. Além disso, Melhem encostava o quadril dela contra ele, fazendo com que ela sentisse que “o pênis dele estava ereto”.

Após as gravações, Melhem fazia comentários de que Karina era a “preferida” e que ele a tinha trazido para o programa. Mas o pior ainda estava por vir. Num episódio ocorrido em 31 de outubro de 2015, Melhem a empurrou contra a parede e tentou beijá-la à força. “Ele começou a subir o vestido e ele abriu o zíper da calça”, afirmou Karina. A atriz conseguiu se desvencilhar e sair do local.

Dias após o incidente, Karina foi demitida do programa “Zorra”. Melhem enviou uma mensagem a ela afirmando que a demissão não tinha relação com o ocorrido. “Você precisa saber uma coisa, decisões estão sendo tomadas e o fato de você permanecer no programa não tem nada a ver com o que aconteceu essa noite”, escreveu Melhem.

O caso de Ellen Roche

Ellen Roche, que trabalhou com Melhem em “Zorra Total” e na “Escolinha do Professor Raimundo”, relatou que o humorista a chamava de “linda, maravilhosa e algumas vezes de gostosa”. Em um episódio em 2015, Melhem ofereceu carona a Ellen, que recusou e pediu que Maria Clara Gueiros a acompanhasse. Melhem perguntou onde era o hotel de Ellen e se poderia encontrá-la lá. A atriz respondeu questionando o motivo.

Maria Clara Gueiros e a diretora Cininha de Paula forneceram depoimentos que corroboram o relato de Ellen. Segundo Maria Clara, Ellen estava “constrangida e assustada” com as investidas de Melhem. Cininha de Paula afirmou que viu Ellen chorando e que outra colega de elenco contou que Melhem teria segurado Ellen contra a parede e dito que só a soltaria se ela o beijasse. Cininha disse que pediu a Ellen que denunciasse, mas a atriz não quis com medo de ser demitida.

O caso de Susana Pires

Susana Pires, que trabalhou com Melhem no programa “Caras de Pau”, relatou que era a única mulher na equipe de roteiristas. Segundo ela, Melhem fazia “piadas” sobre ela ser “gostosa”. Com o tempo, passou a colocar “as mãos nas pernas da depoente e começou a aumentar a carga do assédio”.

Após reagir às investidas de Melhem, Susana afirmou que seu trabalho passou a ser “desvalorizado absurdamente”. Ela também relatou que Melhem saía do banheiro de cueca dizendo: “Suzana, vamos resolver nossa história”.

Ao prestar depoimento à polícia do Rio, em 2021, Melhem foi questionado se a recebia de cueca e respondeu: “Não é verdade. Isso só ocorreu uma vez só, pois se tratava de brincadeira e também não tinha conotação sexual”.

Em julho deste ano, Susana peticionou, por meio de sua advogada, retificação de sua posição nos autos do processo de assédio sexual — de vítima para testemunha. Ela relatou no documento que depôs no processo do MPT, a pedido das outras vítimas, para contribuir para “eventual contextualização do caso, se fosse necessário”.

Susana Pires fez referência ao fato de que, até 2018, era necessário que a mulher fizesse uma comunicação às autoridades para que um caso de assédio fosse processado. Isso mudou e agora não é mais necessário.

Posicionamento da TV Globo

Em janeiro deste ano, a TV Globo enviou uma carta à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam/Centro) informando que Melhem violou o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo, tornando insustentável a manutenção de seu contrato de trabalho. O texto diz que “a Globo decidiu pela rescisão do contrato de trabalho, entendendo que, diante da constatação da violação ao Código de Ética e Conduta do Grupo Globo pelo sr. Marcius Melhem a manutenção do contrato de trabalho tornou-se insustentável, considerando que a postura adotada pelo mesmo não condiz com os princípios e valores da empresa”.

A revista Veja divulgou, em maio deste ano, que a defesa da TV Globo alegou ao MPT que, em relação a Melhem, “restou, de fato, constatada a inadequação do artista com seus subordinados, sem que fosse possível comprovar a prática deliberada de assédio sexual, dados os contornos legais que a conduta exige para sua caracterização”.

Antes disso, a emissora só tinha informado que o humorista tinha sido investigado e nada tinha sido encontrado contra ele. Melhem, inclusive, repete esse argumento em sua defesa, como se pode observar a seguir.

11 mulheres denunciaram assédios de Melhem ao Ministério Público do Rio de Janeiro, mas oito casos foram arquivados por prescrição em decorrência do tempo – não por falta de provas.

Posicionamento de Marcius Melhem

Os advogados que atuam na defesa de Marcius Melhem emitiram um comunicado a respeito das novas denúncias. Veja a íntegra abaixo.

“É importante registrar, desde logo, que Marcius Melhem nunca teve acesso à íntegra dos depoimentos no Ministério Público do Trabalho, porque lá não é investigado. Mas cabe informar que Suzana Pires, após o mencionado depoimento ao MPT, destituiu a advogada Mayra Cotta e pediu ao Ministério Público do Rio de Janeiro que fosse retirada da lista de supostas vítimas. Karina Dohme jamais apareceu como suposta vítima no MP, onde Melhem poderia mostrar muitas comunicações que desmentem narrativas como as mencionadas pela jornalista. Talvez por essa razão, também tenha desistido de aparecer como testemunha na investigação policial. Quanto a Ellen Roche, a própria imprensa já divulgou mais de uma vez partes de seu depoimento no MP em que nega acusações de assédio e afirma que trabalharia novamente com Melhem, já que não tem nada contra ele.

Registre-se, ainda, que Melhem não é alvo de investigação no MPT e que tampouco pode lá se defender. E na instância onde foi investigado, nenhuma das três se apresentou como suposta vítima. Trazer à opinião pública três casos já esclarecidos de não-vítimas é mais uma tentativa de manter acesa uma acusação que não se sustenta.

Tendo em vista que a matéria quer requentar notícias já expostas na imprensa, poderia também lembrar aos seus leitores que o MPT traz uma carta da TV Globo afirmando, após intensa investigação, que não se comprovou assédio de Marcius Melhem quando lá trabalhava. Finalmente, é de se estranhar que o mesmo veículo que preserva nomes de supostas vítimas, exponha publicamente mulheres que não acusam Melhem de assédio na Justiça.”