Antigo jornal Notícias Populares vira série no Canal Brasil

O extinto jornal Notícias Populares virou uma série homônima do Canal Brasil, com estreia marcada nesta sexta-feira (29/9). A produção vai resgatar reportagens curiosas, como o nascimento do “Bebê Diabo”, e até […]

Divulgação/Canal Brasil

O extinto jornal Notícias Populares virou uma série homônima do Canal Brasil, com estreia marcada nesta sexta-feira (29/9). A produção vai resgatar reportagens curiosas, como o nascimento do “Bebê Diabo”, e até explicar um pouco da realidade surreal do nosso país.

A trama acompanha a chegada de Paloma (Luciana Paes) à Redação após ter sido correspondente de um jornal renomado em Paris. A atriz se inspirou em profissionais reais para criar a jornalista fictícia, entre elas Renata Lo Prete, hoje no “Jornal da Globo”.

“A personagem é uma junção de várias pessoas, porque no processo de ensaio a gente queria entender: Quem seria o Ovni [Objeto Voador Não Identificado] dentro do Notícias Populares hoje?”, explicou o diretor Marcelo Caetano ao Notícias da TV. “A gente tirou muito dessa brincadeira de imaginar a Renata trabalhando dentro da redação do NP para construir a Paloma”.

O diretor ainda buscou outras referências para a jornalista Rata (Bruna Linzmeyer), que disputa os furos mais espetaculares com Paloma e não utiliza os meios mais éticos para obtê-los. “Nós assistimos muita Sônia Abrão, vimos o ‘Aqui Agora’ [1991-1997]”, provocou ele, que também se inspirou em Andrea Caracortada, a apresentadora exagerada do filme “Kika” (1993).

 

Mais detalhes

André Barcinski, um dos criadores da série, falou sobre a necessidade de resgatar o consumo coletivo de notícias dos anos 1990, algo que se perdeu com a chegada da era digital. Ele ainda destaca as próprias experiências com o antigo jornal para descrever a experiência do passado.

“O Notícias Populares não tinha assinantes; pelo contrário, sobrevivia por meio das vendas. As pessoas liam o jornal na banca ou a caminho do trabalho. Elas estavam no meio da cidade, do barulho. Eu me lembro de comprar o NP antes de ir para a escola, e toda a garotada ler junto no fundo do ônibus. É uma experiência cada vez mais rara. Quem não pôde ler o original vai fazer isso assistindo à série.”

Os criadores argumentam que o Notícias Populares não fazia parte da “indústria das fake news”, apesar da abordagem sensacionalista do extinto jornal. Segundo eles, as reportagens abriam espaço para a imaginação dos leitores e acabavam virando lendas urbanas.

“Notícias Populares” estreia nesta sexta-feira (29/9), às 22h30, no Canal Brasil.