O Procon-MG multou o Bradesco e a Time 4 Fun (T4F), organizadores do festival Lollapalooza, por publicidade enganosa relacionada a descontos nos ingressos do evento de 2023. Segundo o órgão, as empresas garantiram um desconto de 15% que, na prática, não foi aplicado ao preço final de R$ 900.
A multa para o Bradesco foi de R$ 7,6 milhões, enquanto a T4F arcou com um valor bem menor, R$ 3.696, por propaganda enganosa. Segundo o órgão, as empresas anunciaram ingressos a partir de R$ 900 com desconto de 15% para portadores de cartões Bradesco, Next e Digio, mas na hora do pagamento informavam que o desconto já estava aplicado no valor anunciado. “Contraria o que estava sendo anunciado”, afirmou o Procon-MG.
Postagens nas redes sociais do evento corroboraram a acusação, ao indicar que o desconto seria aplicado no preço final, o que não ocorreu. Confira abaixo.
Violação de direitos do consumidor
A falta de clareza nas informações e a violação dos direitos básicos do consumidor foram apontadas como as principais falhas, que motivaram as multas.
O Procon-MG avaliou que a atitude das empresas “rompe com o equilíbrio contratual” e se vale da condição de superioridade para prejudicar o consumidor. Ambas as empresas têm o direito de recorrer da decisão.
O Lollapalooza 2023 ocorreu entre 24 e 26 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A edição de 2024 já foi anunciada, programada para os dias 22, 23 e 24 de março no mesmo local.