Globo censura beijo gay no “Domingão” e revolta redes sociais

A TV Globo voltou a ser foco de críticas nas redes sociais neste domingo (10/9) por censura ao afeto LGBTQIAP+. Após censurar beijos entre pessoas do mesmo sexo na novela “Vai na […]

Twitter/Domingão do Huck

A TV Globo voltou a ser foco de críticas nas redes sociais neste domingo (10/9) por censura ao afeto LGBTQIAP+. Após censurar beijos entre pessoas do mesmo sexo na novela “Vai na Fé”, a emissora cortou um beijo entre os atores Carmo Dalla Vecchia e Amaury Lorenzo durante o quadro Batalha do Lip Sync do programa “Domingão com Huck”. A edição cortou rapidamente a cena para mostrar a reação de Tiago Abravanel, outro concorrente do quadro, e a plateia.

A interação ocorreu quando Carmo Dalla Vecchia, interprete de Érico em “Amor Perfeito”, surgiu vestido como drag queen dublando “Like a Virgin” e “Hollywood” de Madonna. Amaury Lorenzo, par romântico de Kelvin (Diego Martins) na mesma novela, participava como coadjuvante na apresentação. Quando os dois atores se aproximaram para um selinho, a câmara mudou de foco, alimentando imediatamente a revolta dos telespectadores. “Um selinho censurado, que vergonha”, comentou um internauta.

 

Repercussão

A insatisfação com o corte disparou nos tópicos do X (ex-Twitter). “O beijo do Carmo foi cortado em mais uma ação de censura do programa ‘família’ do Luciano Huck. A Globo dá um passo pra frente e três pra trás na representatividade”, apontou João Lima.

Curiosamente, Déa Lúcia, mãe do falecido ator Paulo Gustavo, fez um discurso em defesa dos direitos LGBTQIAP+ logo após o corte, que foi exibido sem edições. “As pessoas têm que ser felizes e terem seus direitos garantidos”, declarou.

 

Histórico recente de censuras da Globo

Esse incidente ocorre meses após outra censura da Globo, envolvendo as personagens Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman) na novela “Vai na Fé”. Na ocasião, a emissora também cortou uma cena que incluía um beijo entre as duas. Na verdade, foram várias reescritas para evitar o beijo, o que também atingiu os personagens Yuri (Jean Paulo Campos) e Vini (Guthierry Sotero).

Carmo Dalla Vecchia é casado com o escritor João Emanuel Carneiro, enquanto Amaury Lorenzo tem sido destaque na trama “Terra e Paixão”. Os atores envolvidos ainda não se pronunciaram publicamente sobre o caso.