O apresentador Fausto Silva teve alta hospitalar neste domingo (10/9) após um transplante de coração bem-sucedido, e já fez publicações no Instagram ao voltar para casa. Faustão não hesitou em demonstrar sua gratidão aos profissionais de saúde envolvidos e o apoio dos fãs que rezaram por sua saúde, e reforçou a importância da doação de órgãos.
“Alô, galera. Já saí do hospital, estou em casa, agora iniciando uma nova fase. Mas antes, de novo, agradecimento eterno a cada um de vocês que rezaram, fizeram mensagens de solidariedade e de apoio. Tudo isso me ajudou muito nessa luta pela vida”, disse Faustão num vídeo.
Doação e inspiração
Ele continuou, agradecendo à família do doador: “Agradecer à família do doador, a quem não tenho palavras. Vou rezar por eles pelo resto da minha vida”. E citou a enteada de seu filho, que também passou por um transplante neste ano, como inspiração. “Quero dizer que a inspiração deste transplante para mim foi de uma garota de 12 anos, Anne Garneiro, que ela ficou seis meses esperando, eu tive mais sorte com a questão do meu tipo de sangue, e ela ficou durante seis meses na espera, já foi transplantada em janeiro do ano passado, e hoje está muito bem, uma vitalidade incrível”.
Faustão também trouxe palavras de incentivo para as pessoas que estão na fila para transplante: “Não desista. Vale a pena o sonho. É impressionante como você pode esperar o tempo que for… A missão agora é conscientizar cada um a colaborar, para que todo mundo transforme o Brasil em campeão de doadores. E que as autoridades espalhem centros [de doação de órgãos] pelo país, para não ficar um cara do Norte ou Nordeste, ter que vir para o Sudeste [em busca de um órgão]. Eterna gratidão a todos vocês e vamos à luta”.
O apresentador finalizou afirmando que a próxima fase do tratamento inclui mais dois ou três meses de fisioterapia para a recuperação total.
Agradecimentos aos médicos
Faustão também deixou uma mensagem para os médicos que o acompanharam, numa postagem à parte. “Foi lindo ver a emoção de vocês na alta. Relação de amizade e de muita admiração. Gratidão eterna”, disse em publicação no Instagram, direcionando agradecimentos também ao Sistema Único de Saúde. “Continuem adiante e parabéns pelo lindo trabalho que fazem no Incor [Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP] pelo SUS, assim como no Hospital Albert Einstein”.
A complexa cirurgia cardíaca não somente devolveu a Faustão a oportunidade de continuar com seus projetos de vida e carreira, mas também jogou luz sobre o funcionamento dos transplantes no país. Os médicos responsáveis, Fábio Gaiotto e Fernando Bacal, ressaltaram a importância do caso para o esclarecimento da população, principalmente em face de informações falsas que circulavam sobre Faustão ter “furado a fila” do SUS. “Nunca se falou tanto de transplante”, afirmaram.
Agradecimentos à família do doador
A doação que salvou sua vida veio do jogador de futebol de várzea, Fábio Cordeiro da Silva, que faleceu em 26 de agosto devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Em 31 de agosto, Faustão agradeceu à família do doador: “Quero fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda e proporcionou que eu continuasse vivo. Eternamente grato ao José Pereira da Silva, homem simples. Eu fico emocionado, porque ele me deixou a chance de viver de novo. Agradecer ao Welisson, irmão do Fábio, e à Jaqueline, a viúva. A esses que tenho que agradecer. Essas pessoas das mais humildes que, na hora que eu precisei, me deram um coração novo”.
A mulher de Fausto Silva, Luciana Cardoso, criou um perfil no Instagram para incentivar a doação de órgãos, intitulado “Faustão do meu coração”, que chegou a ser derrubado pela plataforma, mas está de volta ao ar. Foi nela que o apresentador publicou as novas mensagens.