Para quem não sabe, Brian May, guitarrista da banda Queen, também é astrofísico. Nesta segunda (25/9), ele comemorou o final bem-sucedido de uma colaboração com a NASA, a agência espacial dos EUA. May foi um dos integrantes da missão OSIRIS-REx, que pela primeira vez conseguiu coletar uma amostra de um asteroide no espaço.
A cápsula com o material pousou em um deserto no estado americano de Utah, na manhã de domingo (24/9), por volta das 11h42 de Brasília, após uma missão de sete anos no espaço. Na madrugada desta segunda, ele compartilhou imagens do pouso nas redes sociais e comemorou “o trabalho bem feito.”
“Resultado fantástico, dia histórico. Amostragem bem-sucedida do material da superfície do asteroide Bennu entregue com segurança à Terra. Isso pode revelar coisas secretas sobre a origem do universo, da Terra e da vida”, disse ele na publicação.
E a Cápsula de Retorno de Amostra finalmente voltou para casa na Terra. Sentada muito sozinho no meio do deserto de Utah, com a superfície carbonizada pelo trânsito ardente pela atmosfera, parece um animal de estimação perdido prestes a se reunir alegremente com seu guardião. Mas agora, depois de uma viagem de ida e volta de mais de um bilhão de quilômetros, ela guarda em seu ventre as pedras preciosas e a poeira que foi enviada para coletar no asteroide Bennu. Um feito incrível de toda a equipe OSIRIS REx”, completou em uma segunda postagem, ao lado de imagens da cápsula espacial.