A rede Globo anunciou mudanças significativas na nova temporada do “Big Brother Brasil”. O “BBB 24” teve sua estreia antecipada para 8 de janeiro, entrando no ar mais cedo que qualquer edição passada. Além disso, o programa apresentará uma série de novidades, desde o sistema de votação até o fim do Jogo da Discórdia.
Mudanças nas dinâmicas
A principal novidade da edição de 2024 será o “Sincerão”, que substituirá o tradicional Jogo da Discórdia às segundas-feiras. Além do nome, a produção não revelou nenhum detalhe do novo quadro e o motivo da mudança. O Jogo da Discórdia do “BBB 23” foi criticado por ter estagnado num formato repetitivo e engessado, com tempo limitado para discussões.
A emissora também anunciou um novo quadro de humor em que “um ‘invasor’ vai bisbilhotar os cômodos e aumentar a bagunça”.
Para completar, o líder da semana assumirá novas responsabilidades e comandará uma dinâmica inédita ao vivo às sextas-feiras, embora a tarefa permaneça sigilosa.
O diretor J.B. Oliveira, o Boninho, anunciou ainda que o público participará ativamente de uma das dinâmicas, mas também não forneceu detalhes específicos.
Puxadinho do BBB
Para agitar a dinâmica dentro da casa, um terceiro grupo será adicionado à competição. Junto dos tradicionais grupos “Pipoca”, composto por participantes anônimos, e “Camarote”, que reúne celebridades, o reality show contará com um terceiro time, batizado como “Puxadinho” por Boninho em julho passado.
A configuração dos novos participantes é mantida em segredo, mas a teoria mais popular é que seja formado por ex-BBBs.
Dois tipos de votação
A partir da edição que vem, o público terá duas maneiras diferentes para decidir o resultado dos paredões. Nesse sistema misto, a primeira opção é o “Voto da Torcida”. Trata-se da mesma forma de votação de sempre, em que os fã-clubes se reúnem em mutirões para virar a noite votando em seus favoritos. A outra opção é o “Voto Único”, no qual o usuário deverá informar seu CPF, ter a autenticidade verificada, e poderá votar uma única vez a cada paredão.
“Cada modelo de votação terá o peso de 50% e o resultado final será a média ponderada dos dois formatos”, disse a emissora carioca, sem informar como tratará a grande diferença de números resultante dos dois formatos diferentes. Afinal, a votação das torcidas pode dar 50 milhões para um candidato, enquanto a individual pode ter, como mais votado, outro nome com apenas 5 milhões de votos. Esse foi mais um detalhe sem explicação.
Duas fases de votação
Além das duas modalidades de voto, a Globo também anunciou que o BBB 24 será dividido em duas fases, com objetivos distintos de votação.
Na primeira parte do programa, o público votará em quem deseja que fique na casa. Assim, quem receber menos votos será o eliminado da semana. A tática é boa para eliminar plantas, já que as polarizadores tendem a render mais votos. Este formato já é usado em “A Fazenda”, da Record TV.
Entretanto, na segunda etapa, a votação voltará ao “normal”, com o público decidindo quem eliminar. Deste modo, o candidato mais votado será eliminado, como no modelo atual.
Reação nas redes sociais
Imediatamente após o anúncio da emissora, internautas reagiram com diversas opiniões. “Calma aí, Boninho, primeiro é a ‘Fazenda'”, comentou um usuário identificado como Lucas. Outro perfil sugeriu a volta de participantes anônimos, “que realmente precisam da grana”.