Baterista do Ultraje a Rigor atualiza estado de saúde de Mingau: “Esperançosos”

O baterista Marco Aurélio Mendes da Silva, o Bacalhau do Ultraje a Rigor, atualizou o estado de saúde do baixista Mingau, que segue internado em estado grave após ser baleado na cabeça […]

Instagram/Mingau

O baterista Marco Aurélio Mendes da Silva, o Bacalhau do Ultraje a Rigor, atualizou o estado de saúde do baixista Mingau, que segue internado em estado grave após ser baleado na cabeça no sábado passado (2/9). “Ele é forte, está estável e estamos muito esperançosos”, disse o músico em sua conta do Instagram.

“Obrigado a todos pelas orações, pela disposição na doação de sangue, pelas mensagens e pensamentos positivos. Com paciência, ele vai se recuperar, e tudo isso vai ficar para trás”, completou Bacalhau.

Situação clínica

Mingau foi submetido a duas intervenções cirúrgicas para controlar a pressão intracraniana. A primeira operação ocorreu devido à suspeita de uma bala alojada no crânio, o que posteriormente foi descartado pelos médicos. Na segunda-feira (4/9), o baixista passou por um procedimento chamado “craniectomia descompressiva”, sob o comando do neurocirurgião Manoel Jacobsen Teixeira. A cirurgia durou aproximadamente duas horas e meia.

Thiago Romano, coordenador médico da UTI do Hospital São Luiz do Itaim, onde Mingau está internado, explicou as fases de evolução de traumas como o sofrido pelo músico. “Geralmente, traumas dessa magnitude apresentam três fases de evolução: desfecho imediato; um inchaço cerebral, em que a pressão intracraniana é um desafio; e por último a fase de vigilância, que é o despertar e a reabilitação”, disse Romano durante coletiva de imprensa.

O músico permanece em coma induzido e auxiliado por ventilação mecânica. Seu estado de saúde ainda é considerado grave, com incertezas sobre possíveis sequelas. A bala atingiu a região frontal esquerda do crânio, área responsável por funções motoras, como linguagem e visão.

Crime violento

A violência contra Mingau aconteceu um dia antes de seu aniversário de 56 anos. Rinaldo Oliveira Amaral, o Mingau, foi atingido por um disparo na cabeça em Paraty, no estado do Rio de Janeiro.

O músico foi inicialmente atendido em um hospital local e, em seguida, transportado de helicóptero para São Paulo, onde foi internado no Hospital São Luiz, com a necessidade de realizar uma cirurgia de urgência. Seu estado de saúde é considerado grave, e ele continua recebendo tratamento intensivo, sedado e mantido sob ventilação mecânica.

 

Prisão de suspeito

A Polícia Civil já iniciou as investigações sobre o caso e prendeu um suspeito, flagrado com uma pistola calibre 40, drogas, dois carregadores e um kit rajada. Outras três pessoas teriam sido identificadas.

O caso ocorreu num bairro perigoso, conhecido pelo tráfico de drogas. “Onde o tráfico de drogas atua, muitas vezes, armado no local”, explicou o delegado Marcello Russo. “Ao ver esse carro entrando, uma picape escura, [os atiradores] podem ter se confundido e efetuado algum disparo que acabou atingindo esse integrante da banda Ultraje a Rigor”.