Zumbiverso: O primeiro reality com zumbis chega na Netflix

Em uma inovação ousada que combina o terror dos zumbis com a emoção dos reality shows, a Netflix lançou “Zombiverso”, um programa de sobrevivência que promete redefinir o gênero. Produzido na Coreia […]

Divulgação/Netflix

Em uma inovação ousada que combina o terror dos zumbis com a emoção dos reality shows, a Netflix lançou “Zombiverso”, um programa de sobrevivência que promete redefinir o gênero. Produzido na Coreia do Sul, o programa é uma mistura de horror, humor e realismo, onde dez participantes devem trabalhar juntos para sobreviver a um apocalipse zumbi.

Com uma abordagem única que combina elementos de filmes e séries com a dinâmica imprevisível de um reality show, “Zumbiverso” busca inovar para capturar a imaginação dos espectadores em todo o mundo. O objetivo é cumprir provas num itinerário estabelecido pelos produtores e escapar dos ataques das criaturas, com a eliminação acontecendo por meio das mordidas dos mortos-vivos.

 
Da ficção ao reality

Em entrevista ao site americano Deadline, o produtor criativo Park Jin Kyung explicou que juntar uma história de ficção com as provas de um reality sem roteiro foi um desafio, mas que o conhecimento prático já existia. “A Coreia já tem uma enorme variedade de realities, e também vimos muitas séries e filmes de zumbis, então pensamos que seria divertido juntá-los – pelo menos sabíamos que a infraestrutura estava lá.”

Segundo o produtor, o que diferencia “Zumbiverso” de uma série tradicional é a forma da filmagem. “O que o torna diferente do drama roteirizado são as expressões realistas dos participantes e os conflitos e dilemas que surgem. Não temos muitos close-ups, porque isso faria parecer um filme ou drama, mas você pode ver nas tomadas amplas que as reações dos participantes são reais.”

 
Elenco de famosos entrou no clima

O elenco do reality foi composto por uma mistura diversificada de personalidades, incluindo comediantes, músicos, personalidades da mídia social, esportistas e personalidades da TV. Entre eles estão os YouTubers congoleses Jonathan e Patricia, o rapper DinDin, a atriz Lee Si-young (de “Sweet Home”) e o ex-jogador de beisebol Yoo Hee Kwan. Há também um médico de verdade, o urologista Kkwa Chu Hyung, para manter as coisas realistas. A presença do dançarino Ro Hong-chul, conhecido internacionalmente pelo vídeo musical “Gangnam Style”, e a cantora japonesa Tsuki, adicionam mais brilho ao elenco.

O diretor Moon Sang Don contou, inclusive, que a equipe de produção foi surpreendida pelas reações dos participantes. “No início, estávamos preocupados que eles não seriam capazes de interagir no ambiente que criamos, mas sua química e reações espontâneas continuaram melhorando quando enfrentavam situações difíceis.”

 
Um país cheio de zumbis

Para o diretor, uma série como essa só poderia ser feita na Coreia do Sul, com sua rica história em filmes e séries de zumbis. Moon explicou: “Além dos filmes e séries, também existem vídeos de K-pop com tema de zumbi, então você poderia dizer que temos alguns atores que já são especialistas em viver zumbis.” Isto facilitou o trabalho da produção para a criação de cenas que poderiam se tornar arriscadas, já que envolvem contato físico intenso, além de tornar as cenas mais autênticas.

Além disso, a equipe ainda contou com a expertise de profissionais que trabalharam em séries de zumbis de sucesso da Netflix, como “All Of Us Are Dead” e “Kingdom”. A equipe de design de arte por trás de “All Of Us Are Dead” e os coreógrafos de ação de “Kingdom” foram fundamentais na criação dos zumbis realistas.

 
Filmagens em locações reais

Filmado ao longo de várias semanas, o programa focou na continuidade e na criação de uma experiência autêntica. Park Jin Kyung revelou a produção adotou táticas de cinema de guerrilha, ao filmar em locais movimentados de Seul sem permissão. Mas os principais desafios ocorreram em locais fechados, como um posto de gasolina, supermercado e funerária, que eles conseguiram alugar de proprietários particulares. O conceito do programa é que os participantes estão fugindo de Seul, e não correndo para ela, então muitas cenas foram filmadas em periferias tranquilas e em uma vila rural isolada. Filmar à noite – uma característica natural de qualquer série de zumbis que se preze – também ajudou a garantir locais mais silenciosos e sem espectadores.

Quando questionados se esse tipo de formato poderia ser reproduzido em outros países, Park e Moon se entreolham e riem. “Pode ser difícil – poucos países têm o nível de experiência da Coreia com zumbis”, disse Park, sorrindo. “Não é o tipo de coisa que você pode filmar no estilo guerrilha nas ruas de Nova York.”

 
Repercussão

O resultado dividiu opiniões. Muita gente achou que seria uma série ao estilo de “The Walking Dead”, especialmente porque a maquiagem dos zumbis é profissional, e por isso se decepcionou – criticam “problemas de roteiro”! Mas quem imaginava um reality forçado se surpreendeu diante do comprometimento do elenco e do tom hilário. Os comentários vão de “pior série de zumbis já feita” a “melhor reality de todos os tempos”.

Veja o trailer da atração.