“Warrior Nun” vai voltar como trilogia de filmes após cancelamento na Netflix

A série “Warrior Nun”, cancelada pela Netflix após duas temporadas, retornará como uma trilogia de filmes graças ao apoio dos fãs. O produtor executivo Dean English anunciou na noite de terça (15/8) […]

Divulgação/Netflix

A série “Warrior Nun”, cancelada pela Netflix após duas temporadas, retornará como uma trilogia de filmes graças ao apoio dos fãs. O produtor executivo Dean English anunciou na noite de terça (15/8) que a plataforma de streaming fechou contrato para o desenvolvimento de três filmes baseados na personagem de quadrinhos Warrior Nun Areala, criada por Ben Dunn e transformada em série por Simon Barry.

 

A trilogia de filmes
Dean English expressou sua gratidão aos fãs leais da série, afirmando que foi por causa deles que a equipe nunca desistiu. Em uma declaração postada em um site em apoio à salvação de “Warrior Nun”, ele disse: “Eu preciso começar agradecendo a todos vocês, fãs leais. É por causa de vocês e da sua incrível energia que continuamos avançando para criar essas histórias. Vocês realmente tornam tudo isso valioso. Então, muito obrigado pelo seu apoio contínuo. Estou muito feliz em anunciar que ‘Warrior Nun’ está voltando como uma trilogia de filmes. Mais uma vez, uma trilogia de longas-metragens. Três.”

Em dar detalhes, ele afirmou que as greves em Hollywood envolvendo atores e roteiristas limitava o que podia dizer sobre os filmes. No entanto, indicou que a trilogia poderia ser o início de um universo expandido de “Warrior Nun”, que poderia se estender a filmes e séries de TV seguindo personagens já conhecidos.

O anúncio de que “Warrior Nun” voltaria foi feito pelo criador da série, Simon Barry, em junho. Mas quando se preparava para anunciar o projeto, vieram as greves em Hollywood. Na época, ele afirmou que “‘Warrior Nun’ retornará e será mais épica do que vocês podem imaginar”. De fato, é de se esperar que os filmes tenham maior orçamento que a série.

 

O que é “Warrior Nun”

Baseada nos quadrinhos “Warrior Nun Areala”, de Ben Dunn, publicados desde 1994 em estilo mangá, a atração virou febre quando foi lançada pela Netflix há três anos. A pandemia, porém, adiou os planos de produção do segundo ano, criando um longo hiato entre os episódios, e a Netflix negligenciou seu potencial ao praticamente abrir mão de promovê-la.

A trama gira em torno da personagem Ava, uma jovem morta que é ressuscitada por engano por um halo mágico e é convencida a se juntar a uma ordem das noviças rebeldes, treinadas para enfrentar ameaças sobrenaturais. Após uma luta definitiva contra o anjo do mal e outras criaturas das trevas, a situação terminou de forma trágica para a heroína, graças ao hábito da série de encerrar as temporadas com cliffhangers, deixando os fãs diante de uma situação dramática sem resolução.

 

Trama LGBTQIAPN+

Além das tramas cheias de reviravoltas – escritas por Simon Barry, responsável pela também cultuada série sci-fi canadense “Continuum” – , “Warrior Nun” era elogiada por suas lutas marciais bem coreografadas e o clima queer, que resultou em romance lésbico entra as duas principais personagens nos últimos capítulos.

A inclusão de personagens LGBTQIAPN+ em uma série praticamente de super-heróis foi considerada significativa, pois representou uma mudança bem-vinda em um gênero que tem sido historicamente dominado por personagens heteronormativos. Por isso, o cancelamento por parte da Netflix foi recebido com desapontamento por muitos fãs, o que também explicou o forte engajamento em campanhas para o retorno da produção.

 

Mobilização de fãs

Inconformados pelo cancelamento, os fãs se mobilizaram em uma campanha impressionante para reviver a série, iniciando uma variedade de hashtags no Twitter, petições e até mesmo comprando outdoors em frente à sede da Netflix. A persistência deu frutos com o anúncio oficial do retorno de “Warrior Nun”, embora os detalhes ainda estejam pendentes.

Mesmo sem uma data de lançamento estabelecida para o retorno de “Warrior Nun”, espera-se que Alba Baptista retorne em seu papel de protagonista, junto com outros membros do elenco.

 

Elenco europeu

A série também se destacou por reunir um grupo promissor de novas atrizes, como a citada portuguesa Alba Baptista (de “Linhas de Sangue” e noiva do ator Chris Evans, o Capitão América da Marvel), em seu primeiro papel em inglês, Toya Turner (vista em “Chicago Med”), Lorena Andrea (“House on Elm Lake”), a estreante Kristina Tonteri-Young (que rouba as cenas com seu kung fu) e a mais experiente Olivia Delcán (da série espanhola “Vis a Vis”), nos papéis das jovens freiras guerreiras.

O elenco ainda incluía o português Joaquim de Almeida (“Velozes e Furiosos 5”), a holandesa Thekla Reuten (“Operação Red Sparrow”), o francês Tristán Ulloa (“O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio”), a italiana Sylvia De Fanti (“Medici: Mestres de Florença”) e o inglês William Miller (o vilão McCreary em “The 100”), numa produção que era gravada em cenários deslumbrantes da Espanha.

Veja abaixo os trailers das duas temporadas da série e o anúncio de Dean English.