Ron Cephas Jones, ator premiado de “This Is Us”, morre aos 66 anos

O ator Ron Cephas Jones, conhecido por seu papel como William Hill na série “This Is Us”, morreu neste sábado (19/8) aos 66 anos devido a um problema pulmonar crônico. O felecimento […]

Divulgação/NBC

O ator Ron Cephas Jones, conhecido por seu papel como William Hill na série “This Is Us”, morreu neste sábado (19/8) aos 66 anos devido a um problema pulmonar crônico. O felecimento foi confirmada por um representante do ator, que deu como causa uma “questão pulmonar crônica”.

Nascido em 8 de janeiro de 1957, em Paterson, Nova Jersey, Jones estudou jazz no Ramapo College antes de decidir mudar seu foco para o teatro. Ele se formou em 1978 e mudou-se para Los Angeles, onde dirigiu um ônibus por quatro anos, sem conseguir trabalho como ator. Decepcionado, retornou à Nova York em 1985, onde começou a frequentar o Nuyorican Poets Café, espaço cultural para performances de artistas emergentes, onde chamou a atenção de um diretor de elenco. Isso levou a sua estreia no teatro em 1994, com o papel principal na peça “Holiday Heart”. Ele continuou a atuar em várias produções teatrais, incluindo a interpretação do personagem-título de “Richard III” com o Public Theater em Nova York.

 

Carreira no cinema e televisão

Jones fez sua estreia no cinema em 1998 com o filme “Jogada Decisiva”, de Spike Lee. Depois disso, voltou a aparecer em bons filmes como “Half Nelson: Encurralados” (2006), “Across the Universe” (2007) e “Meu Nome É Dolemite” (2019), mas a maioria de seus papéis se concentraram em interpretações televisivas, incluindo diversos telefilmes e séries como “Mr. Robot” (2015–2016), “The Get Down” (2016–2017), “Luke Cage” (2016–2018) e “Truth Be Told” (2019-2023).

Seu papel mais famoso foi como William Hill em “This Is Us” (2016–2022), pelo qual ele recebeu quatro indicações consecutivas ao Emmy, vencendo duas vezes como Ator Convidado em Série Dramática em 2018 e 2020. Na trama, ele interpretou o pai biológico de Randall Pearson (Sterling K. Brown). Personagem complexo e multifacetado, William é apresentado como um poeta talentoso que enfrentou desafios significativos em sua vida, incluindo o vício em drogas. Após o nascimento de Randall, William o deixou em frente a um quartel de bombeiros, uma decisão que o atormentou por anos.

A relação entre pai e filho é um dos pontos centrais da série. Randall, que foi adotado por uma família branca, busca suas raízes e encontra William em sua vida adulta. A jornada deles é cheia de redescobertas, reconciliações e crescimento mútuo, e também consagrou a interpretação de Sterling K. Brown, vencedor do Emmy de Melhor Ator em Série Dramática em 2017. Os dois trouxeram profundidade e sensibilidade aos personagens que ressoaram com os espectadores e a crítica, explorando temas de paternidade, identidade, arrependimento e redenção.

 

Reações e homenagens

Sterling K. Brown compartilhou uma homenagem ao seu pai da ficção no Instagram, dizendo: “A vida imitou a arte hoje, e uma das pessoas mais maravilhosas que o mundo já viu não está mais conosco. Irmão, você é amado. E você fará falta. Continue fazendo-os rir na próxima fase da existência, e eu te verei quando chegar lá.”

Dan Fogelman, criador de “This Is Us”, também usou as redes sociais para lembrar Jones: “Uma perda enorme. Ron foi o melhor dos melhores – na tela, no palco e na vida real. O mais legal. A companhia mais fácil e divertida. E meu Deus: que ator. Eu acho que nunca mudei uma única tomada dele em uma edição… porque tudo o que ele fez foi perfeito.”