A cantora Preta Gil falou pela primeira vez após passar por duas cirurgias simultâneas, uma para retirada de um tumor no reto e outra para uma histerectomia total abdominal. O procedimento complexo, que durou 14 horas, foi realizado no Hospital Sírio-Libanês na última quarta-feira (16/8).
Em suas redes sociais, Preta confirmou que a recuperação está acontecendo de forma gradual e agradeceu a equipe médica: “Oi, meus amores, estou aqui me recuperando de uma cirurgia extensa e complexa de mais de 14 horas, onde foi realizada a retirada do tumor, como também foi necessário fazer uma histerectomia total abdominal. Estou sendo bem cuidada pelos médicos. Um agradecimento especial para toda equipe guerreira do Dr. Frederico Teixeira Jr. Agora é um dia de cada vez!!! Hoje já consegui sentar e sigo aqui lutando. Já Deus tudo certo!!!”, escreveu.
Após a operação, Preta Gil passará um período usando uma bolsa de colostomia. Ela já tinha falado sobre a necessidade em entrevista a Ana Maria Braga. “Eu vou ter que usar uma bolsa de colostomia, vou fazer uma operação no reto então tem que dar um sossego para cicatrizar. A gente tem muito esses monstros: ai, meu Deus, a bolsa. Mas os médicos me mostram como é, como faz. Para tudo na vida a gente tem uma solução, tem que manter o otimismo”.
Tratamento começou com quimioterapia e radioterapia
Preta Gil iniciou o tratamento do câncer em janeiro deste ano. A primeira fase foi a quimioterapia, durante a qual a cantora optou por ficar internada no hospital. Em abril, os médicos decidiram parar a quimioterapia e iniciar a radioterapia. Essas duas primeiras etapas tinham o objetivo de diminuir o tumor para facilitar a cirurgia.
Conscientização sobre o câncer de intestino
Em março, Preta Gil usou suas redes sociais para falar sobre o Março Azul, data marcada para conscientizar a população contra o câncer de intestino. Ela enfatizou a importância do diagnóstico precoce e da prevenção: “Muitas vezes, deixamos nossos compromissos pessoais à frente da nossa própria saúde e não enxergamos os sinais do nosso corpo. Se você tiver 45 anos ou mais, procure um médico e faça um preventivo para que fique tudo bem. Além disso, uma alimentação mais saudável e a prática de exercícios são sempre recomendáveis para essa prevenção”.