Música do Queen é retirada de disco para evitar “cultura do cancelamento”

Os executivos da Universal Records decidiram retirar um dos maiores sucessos do Queen do disco “Greatest Hits” (1981) para evitar a “cultura do cancelamento”. Agora, o álbum disponível no streaming Yoto, uma […]

Divulgação/Parlophone Records

Os executivos da Universal Records decidiram retirar um dos maiores sucessos do Queen do disco “Greatest Hits” (1981) para evitar a “cultura do cancelamento”. Agora, o álbum disponível no streaming Yoto, uma nova plataforma de áudio voltada para ouvintes mais jovens, não terá a canção “Fat Bottomed Girls”.

A música retirada do disco foi composta pelo guitarrista Brian May em 1978 e possui trechos polêmicos sobre “garotas com popozão”.

O jornal britânico Daily Mail revelou que executivos da indústria musical ficaram incomodados com a remoção da faixa do Queen. “Uma canção divertida não é mais aceitável na sociedade atual. Por que não podemos ouvir alguém cantando sobre sua apreciação por pessoas de todas as formas e tamanhos?”, lamentou um empresário anônimo.

Até o momento, Brian May e os assessores do Queen não se pronunciaram sobre a remoção de “Fat Bottomed Girls”.

 

Sucessos do Queen

O disco “Greatest Hits” não é apenas um compilado dos maiores sucessos do Queen. Trata-se de um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, com 25 milhões de cópias comercializadas ao redor do mundo, e reúne as músicas mais conhecidas do grupo, como “Bohemian Rhapsody”, “Don’t Stop Me Now” e “We Will Rock You”.

Em 2008, o guitarrista e compositor Brian May falou sobre as origens de “Fat Bottomed Girls” em uma entrevista à revista Mojo. “Eu escrevi com o Freddie [Mercury] em mente, é o que você faz quando tem um cantor ótimo que gosta de meninas grandonas… Ou meninos”, ele revelou.