“Marte Um” vence o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

O filme “Marte Um” foi o maior vencedor da 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira […]

Divulgação/Embaúba Filmes

O filme “Marte Um” foi o maior vencedor da 22ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (23/8). A obra do diretor Gabriel Martins conquistou um total de oito estatuetas, incluindo Melhor Filme, Direção, Roteiro, Ator e Ator Coadjuvante.

A premiação não chegou a surpreender, uma vez que a tradição do GPCB é premiar o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar. Acontece que tanto a escolha do Oscar quanto o GPCB são organizados pela mesma entidade, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Neste ano, “Marte Um” foi selecionado pela comissão da ABCAA para disputar uma vaga no evento da Academia dos EUA, mas não conseguiu passar pela peneira dos candidatos. O longa acompanha uma família de periferia que tenta viver seus sonhos. Enquanto a mãe comemora mais trabalhos de faxina, o filho mais novo revela seu desejo de deixar de jogar futebol para virar astrofísico e ir à Marte

Diretor e atores

Além de conquistar o troféu de Melhor Filme, a consagração de “Marte Um” se estendeu por várias categorias. Só Gabriel Martins levou três troféus, por Filme, Roteiro e Direção. Seus atores ainda se emocionaram no palco, ao receberem seus troféus. Cícero Lucas, jovem de 17 anos premiado com o troféu de Melhor Coadjuvante, recebeu muitos aplausos ao dedicar o prêmio aos pais e ao samba, revelando que foi descoberto por Gabriel em uma roda de samba. Carlos Francisco, intérprete de seu pai no filme, ficou com a estatueta de Melhor Ator.

Atrizes

O sucesso de “Marte Um” representou frustração para “Medida Provisória”, recordista em indicações com 15 estatuetas. A sci-fi distópica de Lázaro Ramos saiu da cerimônia com apenas um troféu para Adriana Esteves como Melhor Atriz Coadjuvante. Já o prêmio de Melhor Atriz ficou com Dira Paes, por seu desempenho no papel título do filme-denúncia “Pureza”.

Outros prêmios

O drama de época “A Viagem de Pedro”, de Laís Bondanzky, foi um dos mais premiados em categorias técnicas, com três estatuetas: Melhor Figurino, Maquiagem e Direção de Arte. E “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio, conquistou o primeiro troféu da noite para Melhor Trilha Sonora.

Política cultural

Entre homenagens a artistas falecidos, a noite também foi marcada por discursos políticos, com pedidos de ações em defesa das “cotas de tela” e a regulação do streaming, medidas importantes para a continuidade da produção do cinema brasileiro, cuja necessidade urgente não parece sensibilizar a classe política.

Vencedores

A premiação também inclui séries e filmes de nicho. “Bem-Vinda a Quixeramobim” foi eleito a Melhor Comédia, “Pluft, o Fantasminha” o Melhor Longa-Metragem Infantil, e “Manhã de Setembro” a Melhor Série de Ficção. Confira a seguir a lista com todos os indicados e os respectivos vencedores de cada categoria da premiação.

Melhor Longa-Metragem de Ficção
“Marte Um” (vencedor)
“A Viagem de Pedro”
“Eduardo e Mônica”
“Medida Provisória”
“Paloma”

Melhor Longa-Metragem Documentário
“Kobra Auto Retrato” (vencedor)
“A Jangada de Welles”
“Amigo Secreto”
“Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo”
“O Presidente Improvável”

Melhor Longa-Metragem Comédia (Voto Popular)
“Bem-Vinda a Quixeramobim” (vencedor)
“Jesus Kid”
“O Clube dos Anjos”
“Papai É Pop”
“Vale Night”

Melhor Longa-Metragem Infantil
“Pluft, o Fantasminha” (vencedor)
“Alice dos Anjos”
“Alice no Mundo da Internet”
“DPA 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo”
“Pequenos Guerreiros”

Melhor Longa-Metragem Animação
“Tarsilinha” (vencedor)
“Além da Lenda – O Filme”
“Meu Amigãozão – O Filme”
“Meu Tio José”
“Tromba Trem – O Filme”

Melhor Direção
Gabriel Martins, por “Marte Um” (vencedor)
Laís Bondanzky, por “A Viagem de Pedro”
Marcelo Gomes, por “Paloma”
René Sampaio, por “Eduardo e Mônica”
Rosane Svartman, por “Pluft, o Fantasminha”

Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem
Carolina Markowicz, por “Carvão” (vencedora)
Angelo Defanti, por “O Clube dos Anjos”
Bruno Torres, por “A Espera de Liz”
Caio Blat, por “O Debate”
Lázaro Ramos, por “Medida Provisória”

Melhor Atriz
Dira Paes, por “Pureza” (vencedora)
Alice Braga, por “Eduardo e Mônica”
Andréa Beltrão, por “Ela e Eu”
Kika Sena, por “Paloma”
Marcélia Cartaxo, por “A Mãe”

Melhor Ator
Carlos Francisco, por “Marte Um” (vencedor)
Alfred Enoch, por “Medida Provisória”
Antonio Pitanga, por “Casa de Antiguidades”
Cauã Reymond, por “A Viagem de Pedro”
Gabriel Leone, por “Eduardo e Mônica”

Melhor Atriz Coadjuvante
Adriana Esteves, por “Medida Provisória” (vencedora)
Camila Márdila, por “Carvão”
Camilla Damião, por “Marte Um”
Drica Moraes, por “As Verdades”
Helena Ignez, por “A Mãe”

Melhor Ator Coadjuvante
Cícero Lucas, por “Marte Um” (vencedor)
André Abujamra, por “O Clube dos Anjos”
Augusto Madeira, por “O Clube dos Anjos”
Emicida, por “Medida Provisória”
Flávio Bauraqui, por “Medida Provisória”

Melhor Direção de Fotografia
Leonardo Feliciano, por “Marte Um” (vencedor)
Adrian Teijido, por “Medida Provisória”
Felipe Reinheimer, por “Pureza”
Gustavo Hadba, por “Eduardo e Mônica”
Pedro J. Marquez, por “A Viagem de Pedro”
Pepe Mendes, por “Carvão”

Melhor Roteiro Original
Gabriel Martins, por “Marte Um” (vencedor)
Bruno Torres e Simone Iliescu, por “A Espera de Liz”
Carolina Markowicz, por “Carvão”
Laís Bodanzky, por “A Viagem de Pedro”
Marcelo Gomes, Armando Praça e Gustavo Campos, por “Paloma”

Melhor Roteiro Adaptado
Angelo Defanti, por “O Clube dos Anjos” (vencedor)
Aly Muritiba, por “Jesus Kid”
Jorge Furtado e Guel Arraes, por “O Debate”
Lusa Silvestre, Lázaro Ramos, Elisio Lopes Jr. e Aldri Anunciação, por “Medida Provisória”
Matheus Souza, Claudia Souto, Jessica Candal e Michele Frantz, por “Eduardo e Mônica”

Melhor Direção de Arte
Adrian Cooper, por “A Viagem de Pedro” (vencedor)
Fernanda Carlucci, por “O Clube dos Anjos”
Filipe Cunha, por “Marte Um”
Joana Mureb, por “Eduardo e Mônica”
Renata Pinheiro, por “Carvão”

Melhor Montagem Ficção
Aline Werlang, por “Pureza” (vencedora)
Diogo R. Pimentão, por “Eduardo e Mônica”
Flavio Zettel, por “Carvão”
Karen Akerman, por “A Mãe”
Lucas Gonzaga, por “Marte Um”

Melhor Montagem Documentário
Caio Cavechini, por “O Presidente Improvável” (vencedor)
Bruna Finelli, por “Kobra Auto Retrato”
Guilherme Fiúza, por “Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo”
Marcelo Campaña, por “A Jangada de Welles”
Rafael Figueiredo, por “Amigo Secreto”

Melhor Som
Pedro Lima, por “Marte Um” (vencedor)
Alessandro Laroca, por “Carvão”
Beto Ferraz e Gustavo Loureiro, por “O Debate”
Cristiano Maciel, por “A Mãe”
Simone Petrillo, por “A Viagem de Pedro”

Melhores Efeitos Visuais
Sandro di Segni, por “Pluft, o Fantasminha” (vencedor)
Eduardo Schaal, Guilherme Ramalho e Hugo Gurgel, por “A Viagem de Pedro”
Gabriel Martins, por “Marte Um”
Leonardo Sindlinger, Michel Takahashi e Karlos Shirmer, por “Jesus Kid”
Marcelo Siqueira, por “A Espera de Liz”
Paulo Barcellos, por “Medida Provisória”

Melhor Trilha Sonora
Plínio Profeta, por “A Viagem de Pedro” (vencedor)
Caetano Veloso, por “Marte Um”
João de Barro e Josué de Castro, por “O Debate”
João Donato e Arismar do Espírito Santo, por “Eduardo e Mônica”
Max Viana, por “Ela e Eu”

Melhor Canção
“Marte Um”, por “Marte Um” (vencedora)
“Eu Sei Que Vou Te Amar”, por “Eduardo e Mônica”
“Mente Sem Medo”, por “Carvão”
“Só Pra Você”, por “A Viagem de Pedro”
“Vento de Lá”, por “A Viagem de Pedro”

Melhor Longa Ibero Americano
“Argentina, 1985” (Argentina), de Santiago Mitre (vencedor)
“1976” (Argentina/Chile), de Manuela Martelli
“As Bestas” (Espanha), de Rodrigo Sorogoyen
“La Jauría” (Colômbia), de Andrés Ramírez Pulido
“Restos do Vento” (Portugal), de Tiago Guedes

Melhor Longa Internacional
“Elvis” (Estados Unidos), de Baz Luhrmann (vencedor)
“1982” (Líbano), de Oualid Mouaness
“A Mulher Rei” (Estados Unidos), de Gina Prince-Bythewood
“Avatar: o Caminho da Água” (Estados Unidos), de James Cameron
“Boa Sorte, Leo Grande” (Reino Unido), de Sophie Hyde
“Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” (Estados Unidos), de Ryan Coogler
“Top Gun: Maverick” (Estados Unidos), de Joseph Kosinski

Melhor Série Ficção
“Manhãs de Setembro” – 2ª Temporada (Amazon Prime Video) (vencedora)
“Bom Dia, Verônica” – 2ª Temporada (Netflix)
“Rota 66: A Polícia que Mata” – 1ª Temporada (Globoplay)
“Sob Pressão” – 5ª Temporada (Globoplay)
“Turma da Mônica: A Série” – 1ª Temporada (Globoplay)

Melhor Série Documental
“Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez” – 1ª Temporada (HBO Max) (vencedora)
“Em Casa com os Gil” – 1ª Temporada (Amazon Prime Video)
“Lei da Silva: A História do Jogo do Bicho” – 1ª Temporada (Canal Brasil)
“O Caso Celso Daniel” – 1ª Temporada (Globoplay)
“PCC: Poder Secreto” – 1ª Temporada (HBO Max)

Melhor Série Animação
“Vamos Brincar com a Turma da Mônica” – 1ª Temporada (Giga Gloob) (vencedora)
“Cordélicos” – 1ª Temporada (TV O Povo)
“O Show da Luna!” – 7ª Temporada (Discovery Kids)
“Passagens da Independência” – 1ª Temporada (Canal Futura/Globoplay)

Melhor Curta Ficção
“Big Bang”, de Carlos Segundo (vencedor)
“Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo”, de Guilherme Xavier Ribeiro
“Fantasma Neon”, de Leonardo Martinelli
“Infantaria”, de Laís Santos Araújo
“Sobre Amizades e Bicicletas”, de Júlia Vital
“Último Domingo”, de Joana Claude e Renan Brandão

Melhor Curta Documental
“Território Pequi”, de Takumã Kuikuro (vencedor)
“A Última Praga de Mojica”, de Cédric Fanit, Eugenio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira
“Carta para Glauber”, de Gregory Baltz
“Peixes Não se Afogam”, de Anna Azevedo
“Trópico de Capicórnio”, de Juliana Antunes

Melhor Curta Animação
“A Menina Atrás do Espelho”, de Iuri Moreno (vencedor)
“Em Busca da Terra-Música Prometida”, de Gabriel Bitar
“Meu Nome É Maalum”, de Luisa Copetti
“Nonna”, de Maria Augusta V. Nunes
“O Senhor do Trem”, de Aída Queiroz e Cesar Coelho