Hacker ou golpe? Morte fictícia de Lil Tay engana imprensa mundial

A rapper viral do Instagram Lil Tay está vivíssima, apesar das notícias de sua morte aos 14 anos de idades dominar a imprensa e as redes sociais há menos de 24 horas. […]

Instagram/Lil Tay

A rapper viral do Instagram Lil Tay está vivíssima, apesar das notícias de sua morte aos 14 anos de idades dominar a imprensa e as redes sociais há menos de 24 horas. Em entrevista ao TMZ, ela afirmou que sua conta no Instagram foi hackeada e usada para espalhar “informações chocantes” de que ela e seu irmão, Jason Tian, de 21 anos, haviam morrido em circunstâncias misteriosas.

“Quero deixar claro que meu irmão e eu estamos seguros e vivos, mas estou completamente desolada e lutando para encontrar as palavras certas para dizer”, disse Lil Tay ao TMZ. “Foram 24 horas muito traumatizantes. Durante todo o dia de ontem, fui bombardeada com ligações emocionantes e cheias de lágrimas de entes queridos, enquanto tentava resolver essa confusão.”

Os rumores começaram com uma postagem na conta verificada de Lil Tay no Instagram na quarta-feira (9/8). Publicada por um autor anônimo, a declaração afirmava que Lil Tay e seu irmão haviam morrido, referindo-se às suas mortes como “súbitas” e uma “perda insuportável”.

Nas horas que se seguiram à postagem, no entanto, o pai de Lil Tay, Christopher, se recusou a confirmar se ela e seu irmão tinha morrido ou não. E enquanto outros influenciadores, como outro rapper viral WoahVicky, postavam homenagens à jovem estrela, outros próximos a ela começaram a duvidar das notícias.

 
A conexão com criptomoeda

Só que a história não termina com a denúncia do hacker.

A revista Rolling Stone descobriu que a postagem no Instagram anunciando sua morte coincide com o lançamento de um projeto de criptomoeda em seu nome, aparentemente liderado por seu empresário, Harry Tsang.

O projeto de criptomoeda foi revelado em maio de 2023, com uma conta no Instagram e um site correspondente. A descrição do site convidava os usuários a se juntarem e se tornarem “um dos flexores mais jovens do século”, usando uma gíria (flexing) que se refere à ostentação. O site foi abruptamente retirado do ar após o TMZ relatar que Lil Tay ainda estava viva.

O site pessoal de Harry Tsang, citado como CEO do Lil Tay Token em um tweet recente, redirecionava os usuários para o site do token, e os metadados em um white paper postado no site listavam Tsang como autor. A descrição para a criptomoeda nas redes sociais dizia que ela ainda não havia sido lançada, mas uma matéria no Bit Times afirmava que foi implantada nesta sexta (10/8), um dia após o anúncio da morte no Instagram.

Já uma nota no site PinkSale dizia que sua venda havia sido cancelada por enquanto, referindo-se à postagem no Instagram e seu impacto no valor do token. A descrição lia: “$LILTAY é uma combinação de um token MEME e UTILITIES baseado na falecida influenciadora Liltay. A flexer mais jovem do século. Estamos prontos para começar.”

Após a notícia de que Lil Tay estava viva ser publicada no TMZ, a conta do Lil Tay Token mudou seu tom. “Compartilhando isso para que todos saibam que não lançaremos nada em breve. Estamos em desenvolvimento há 4-5 meses. Se alguém estiver pedindo dinheiro dizendo que está envolvido com $liltay, não é verdade”, tuitou a conta.

A ligação entre a falsa morte e o projeto de criptomoeda chamou atenção e continua a ser uma parte misteriosa e não resolvida da história. A natureza suspeita do anúncio da morte, combinada com o lançamento simultâneo da criptomoeda, deixou muitos questionando as verdadeiras intenções por trás desses eventos.

 
Acusações

Em uma declaração compartilhada com a Rolling Stone, Tsang disse que estava feliz por ela estar segura e viva, mas acreditava que o hackeamento nunca aconteceu e poderia ser um truque para conseguir dinheiro. Ele acusou a própria rapper mirim e seu irmão por estarem por trás de um golpe.

“As ações do irmão de Lil Tay, conhecido por sua propensão a medidas extremas, me levam a teorizar um motivo alternativo por trás desse acontecimento”, disse Tsang. “É concebível que a intenção por trás desses eventos possa estar enraizada em um esforço para extrair ilicitamente fundos de apoiadores devotos e espectadores desavisados.”

 
Repercussão e passado de Lil Tay

Embora público e mídia tenham manifestado satisfação com a notícia de que a influenciadora de 14 anos está viva, muitos não gostaram de se ver usados na divulgação de sua falsa morte e estão furiosos com o que pode ter sido um “golpe publicitário”.

Em meio à controvérsia, o passado de Lil Tay voltou a ser questionado.

Embora tenham se passado vários anos desde que a influenciadora se tornou um nome conhecido, a ascensão de Lil Tay foi baseada em mentiras e façanhas inadequadas para sua idade. Ela ficou famosa ao fingir fumar maconha, posar com montanhas de dinheiro e dirigir carros de luxo enquanto gritava palavrões para a câmera.

Em 2018, a conta de Lil Tay foi totalmente limpa, exceto por uma postagem em seus Stories no Instagram que simplesmente dizia “socorro”. Desde então, Lil Tay desapareceu em grande parte da internet, voltando novamente a chamar atenção com sua suposta morte.