O Globo de Ouro, uma das premiações mais prestigiadas de Hollywood, enfrenta novos desafios em sua busca por um acordo de transmissão para sua próxima edição, programada para 7 de janeiro de 2024. Apesar de manter a data anunciada, a organização não conseguiu fechar um acordo com nenhuma rede de transmissão até o momento, incluindo sua parceira de longa data, a rede NBC.
Problemas para transmissão
Segundo informações do site jornalístico Puck, a organização responsável pela cerimônia, que recentemente foi comprada pela Eldridge Industries, recusou uma oferta abaixo do valor de sua longa parceria com a NBC em março deste ano. O canal supostamente já havia produzido o evento por uma fração da taxa de licenciamento atual, que gira em torno de US$ 60 milhões.
Além da NBC, as redes CBS, Fox, Netflix, Amazon, ABC/Disney+/Hulu, Apple TV+, as redes Turner (dos canais TNT e TBS) e o canal Roku também rejeitaram a transmissão. Todas as redes citaram o alto preço pedido pela Dick Clark Productions como motivo para a recusa.
Polêmicas anteriores
A premiação já não foi ao ar em 2021, antes de voltar para sua despedida na NBC no começo deste ano. O cancelamento anterior ainda assombra as negociações atuais, pois foi consequência de um repúdio generalizado de Hollywood, após uma reportagem do Los Angeles Times detalhar práticas duvidosas da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), que organiza o prêmio.
Além de constatar que, dos 87 membros, não havia nenhum negro na organização, a reportagem acusou a Associação de aceitar subornos em troca de indicações ao Globo de Ouro. Como exemplo, a denúncia citou que a Netflix presenteou diversos membros com viagens de luxo à Paris para divulgar “Emily In Paris” e, depois disso, a série destruída pela crítica recebeu duas indicações no prêmio.
As denúncias geraram boicotes dos estúdios, agências de talento e do próprio canal NBC, e como resultado o Globo de Ouro não foi transmitido no ano passado.
Desde então, a HFPA vinha buscando se reorganizar para evitar novos percalços. A entidade adicionou 103 novos votantes, que se somaram aos cerca de 80 anteriormente existentes, e adotou um manual de ética. Mas o fato mais impactante foi ter seu controle adquirido pela empresa de investimentos Eldridge Industries, que também assumiu a propriedade da Dick Clark Productions, a produtora de longa data do evento televisivo.