“Fantástico” celebra 50 anos com novos quadros e tecnologia inédita

O programa “Fantástico”, da TV Globo, celebra meio século de existência neste fim de semana, mantendo-se como uma das atrações mais populares da televisão brasileira. Desde a sua estreia em 5 de […]

Divulgação/Globo - Estevam Avellar

O programa “Fantástico”, da TV Globo, celebra meio século de existência neste fim de semana, mantendo-se como uma das atrações mais populares da televisão brasileira. Desde a sua estreia em 5 de agosto de 1973, o programa tem sido um marco no cotidiano nacional, mantendo o slogan de “show da vida” e apoiando-se no trinômio “jornalismo, entretenimento e esporte” – com o jornalismo ocupando o maior espaço nas últimas décadas.

Para comemorar o marco, o “Fantástico” iniciou um ciclo de celebrações que se estenderá até o final do ano. A lista inclui muitas novidades.

 
Viagem pela história do programa

Para este domingo, está programada a estreia de uma série documental sobre a história do programa, dividida em cinco partes, uma para cada década. Cid Moreira, um dos primeiros apresentadores, e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que criou o “Fantástico” em 1973, estão no primeiro episódio, que também vai relembrar momentos marcantes, como as performances de Chico Anysio e do personagem Azambuja, que ele interpretou desde a primeira edição, por 16 anos. A homenagem inclui recriação do humorista por inteligência artificial, pois muito do material original foi perdido num incêndio de grandes proporções na sede da TV Globo, no Rio, em junho de 1976.

Além de recriar Chico Anysio, a equipe do “Fantástico” também utilizou inteligência artificial para rejuvenescer os jornalistas Léo Batista e Cid Moreira e trazer de volta a atriz Sandra Bréa, que faleceu em 2000. Ela tem um número musical recriado, uma homenagem à Marilyn Monroe. O grupo Secos e Molhados é outro que voltará enxuto na recriação de um clipe clássico.

Para os próximos episódios, a equipe do programa também preparou uma edição inédita do “Retrato falado”, quadro de sucesso de Denise Fraga nos anos 2000, e ainda reuniu modelos que participaram do quadro “A garota do Fantástico”, além de promover o reencontro de Cid Moreira com Mister M, o ilusionista que fez sucesso na atração em 1999 revelando truques de mágica.

Para completar, Anitta gravou a canção “Fantástico”, composição de Guto Gaça Mello incluída nas primeiras aberturas clássicas da atração, que servirá como encerramento do especial.

 
Tecnologia inédita

O “Fantástico” também passará a contar com uma grande inovação tecnológica: as apresentadoras poderão receber entrevistados no palco do estúdio de forma virtual, reproduzidos por holograma. Com mais espaço físico, elas poderão ficar ainda mais à vontade para exercer a sinergia que tem sido a marca do trabalho em conjunto.

 
Novos quadros e renovações

As comemorações pelos 50 anos do “Fantástico” também marcam a estreia de Sabrina Sato no programa, num quadro de viagens, que começa pela Itália, trazendo curiosidades e histórias desconhecidas do país.

Outros quadros incluem uma série sobre alergias, apresentada por Drauzio Varella, uma nova temporada do “Isso Tem Nome”, projeto da jornalista Ana Carolina Raimundi sobre dores femininas muitas vezes reprimidas, “Jornada da Vida” com repórter Sônia Bridi, que fará uma expedição pelo Pantanal para refletir o impacto da seca, “Prazer, Renata”, versão para a TV do podcast de Renata Ceribelli sobre o bem-estar sexual feminino, e o popular quadro de esportes com Alex Escobar, com os momentos mais importantes do futebol no final de semana, na companhia dos cavalinhos do “Fantástico.

Para completar, Maju Coutinho e Poliana Abritta, a dupla fixa de apresentadoras do “Fantástico”, também comandará quadros específicos: uma nova temporada de “Mulheres Fantásticas”, de Poliana, e a estreia de “Música Preta Brasileira”, de Maju. Ambas concordam que a formação é histórica e a responsabilidade é muito grande. “Misto de alegria, honra e responsabilidade”, disse Poliana sobre a parceria. “Honra, alegria… Mulheres que inspiram”, complementou Maju.