Emmy 2023 é adiado para janeiro devido às greves de Hollywood

A Academia de TV dos Estados Unidos oficializou o adiamento da cerimônia do Emmy 2023 para 15 de janeiro de 2024, em decorrência das greves de atores e roteiristas de Hollywood. A […]

Divulgação/Television Academy

A Academia de TV dos Estados Unidos oficializou o adiamento da cerimônia do Emmy 2023 para 15 de janeiro de 2024, em decorrência das greves de atores e roteiristas de Hollywood. A notícia veio acompanhada de uma nova arte com a data do evento e coloca o Emmy no coração da temporada de premiações de 2024, acontecendo uma semana depois do Globo de Ouro (marcado para 7 de janeiro) e um depois do Critics Choice Awards (em 14 de janeiro).

A nova data escolhida para o Emmy é uma segunda-feira, dia 15 de janeiro, no recém-renomeado Peacock Theater at LA Live. A data coincide com o Dia de Martin Luther King Jr., feriado nacional nos Estados Unidos.

Essa é a primeira vez que o Emmy sai de sua janela tradicional (em setembro) desde 2001, quando os ataques terroristas em Nova York obrigaram a academia a adiar a premiação. O adiamento significa que os indicados ao Emmy terão muito mais tempo para fazer suas campanhas, se as greves permitirem.

 
Conflito com o Globo de Ouro

Além da cerimônia oficial, o Creative Arts Emmys, evento separado do principal focado nas categorias técnicas, vai acontecer em duas noites separadas, em 6 e 7 de janeiro. Isso coloca a cerimônia no mesmo fim de semana do Globo de Ouro, marcando uma situação inédita.

Ambas as transmissões ao vivo do Primetime Emmys e as cerimônias pré-gravadas do Creative Arts estão migrando para janeiro, com a esperança de que as duas greves de Hollywood sejam resolvidas até lá. Vale lembrar que a AMPTP (Aliança dos Produtores de TV e Cinema dos EUA) se reuniu brevemente com os roteiristas apenas uma vez nos 101 dias da greve. Além disso, os estúdios e os atores não tiveram nem isso desde que a greve destes começou em 12 de julho.

A série “Succession”, da HBO, lidera as indicações deste ano, com 27 nomeações, incluindo Melhor Drama e três indicações para ator principal. “The Last of Us” aparece a seguir com 24 indicações e a 2ª temporada de “The White Lotus” com 23, reforçando o enorme domínio da HBO no Emmy 2023. O predomínio só é quebrado na categoria de Melhor Comédia, onde “Ted Lasso”, da Apple TV+, conseguiu 21 indicações, sendo a comédia mais reconhecida do ano.