Descancelado, Luc Besson vai às lágrimas ao ser aplaudido em Veneza

O diretor francês Luc Besson foi às lágrimas, sem esconder a emoção, ao receber uma calorosa onda de aplausos durante a estreia de seu novo filme, “Dogman”, no Festival de Veneza. Em […]

Wikimedia Commons

O diretor francês Luc Besson foi às lágrimas, sem esconder a emoção, ao receber uma calorosa onda de aplausos durante a estreia de seu novo filme, “Dogman”, no Festival de Veneza. Em busca da redenção, o cineasta, conhecido por sucessos como “Lucy” e “O Quinto Elemento”, viveu um período conturbado desde o fracasso de bilheteria do filme de ficção científica “Valerian e a Cidade de Mil Planetas” em 2017, seguido pelo colapso de seu estúdio francês EuropaCorp e, principalmente, por um escândalo envolvendo acusações de estupro e assédio sexual.

Recentemente inocentado das acusações, ele apresenta em Cannes um filme sobre como animais são mais empáticos que as pessoas.

Refletindo sobre o tema do filme e sua própria vida, o diretor disse: “As únicas duas coisas que podem te salvar são amor e arte, definitivamente não dinheiro. Quando você tem ambos, você é sortudo”. E agradeceu por ambos aos atores do filme e à produtora, que é sua esposa Virginie Besson-Silla.

A história violenta de “Dogman”

“Dogman” conta a história de um homem, interpretado por Caleb Landry Jones (“Os Mortos Não Morrem”), que foi severamente abusado na infância e apenas graças a sua ligação extraordinária com cães conseguiu superar e sobreviver a seus traumas. As experiências também o transformaram numa espécie de super-herói incomum: um vigilante paralítico que se veste de travesti, faz incríveis dublagens de Edith Piaf e lidera um pequeno e feroz exército de cachorrinhos obedientes.

A história é contada em flashback, após o protagonista ser preso disfarçado de Marilyn Monroe e dirigindo um caminhão de fuga carregado de cachorros furiosos. Entrevistado por uma psiquiatra criminal (Jojo T. Gibbs), ele decide contar sua longa e horrível história de vida – que inclui ser severamente abusado por seu pai e irmão crente.

Criado pelo pai violento, que o aleijou com um tiro e o trancava num canil de cachorros treinados para lutar, ele desenvolve uma estranha conexão com os animais, passando-o a treiná-los a roubar as casas dos ricos das vizinhanças, entre outras coisas. Ao entrar em contato com o teatro, ele também desperta para seu potencial como drag queen.

Definitivamente, “Dogman” não é um típico filme de cachorros. Combinando cenas de violência extrema com sensibilidade LGBTQIAPN+, o filme é diferente de todas as obras anteriores do diretor e dividiu a crítica, recebendo elogios e depreciação brutal.