Cantora brasileira é acusada de plagiar artistas portugueses

A cantora pernambucana Danieze Santiago lançou na última sexta-feira (4/8) o disco “Romântica como Sempre”, que a colocou no centro de uma polêmica envolvendo plágio de artistas portugueses. As canções “Saída de […]

Instagram/Danieze Santiago

A cantora pernambucana Danieze Santiago lançou na última sexta-feira (4/8) o disco “Romântica como Sempre”, que a colocou no centro de uma polêmica envolvendo plágio de artistas portugueses. As canções “Saída de Emergência”, originalmente de Diogo Piçarra, e “Vai Lá”, de Carolina Deslandes, aparecem no álbum da brasileira em versões não autorizadas, sem os devidos créditos aos compositores originais e como se fossem escritas pela brasileira.

No álbum disponível no Spotify, Danieze Santiago apresenta versões em forró romântico dos dois hits portugueses. Ela manteve o título de “Saída de Emergência”, de Diogo Piçarra, mas alterou o nome de “Vai Lá”, de Carolina Deslandes, para “Sou Eu a Louca”. Ambas as versões são apresentadas como composições próprias.

 
Reações dos portugueses

Diogo Piçarra e Carolina Deslandes reagiram nas redes sociais ironizando as “composições próprias! dos plágios. “Hoje acordei ao som de Danieze Piçarra… a ‘versão’ estava perfeita se tivesse pedido autorização, minha querida”, escreveu Diogo Piçarra. Carolina Deslandes, por sua vez, brincou com a situação, dançando a música de Danieze: “Quando descobres que foste plagiada e pensas ‘que falta de respeito’, mas a tua veia forró romântica faz-te dançar na mesma”. Ela ainda ironizou uma frase de Danieze sobre as gravações. “‘Todas as canções são escritas e compostas por mim e falam das minhas experiências pessoais’, disse a brasileira”, escreveu na mesma postagem.

No comunicado de lançamento do álbum, a brasileira afirmou que todas as músicas eram originais suas. “Esse novo EP tem um significado grande para mim, pois são todas as músicas com letras escritas por mim”, declarou, continuando: “São histórias da vida real cantadas em forma de música, sem fugir do que amo fazer, que é forró romântico. São letras que falam de sentimentos, relações, que costumam mexer com a memória e lembrança das pessoas”.

A polêmica também chamou a atenção de outros artistas portugueses. A cantora Sónia Tavares, por exemplo, saiu em defesa de seus colegas e fez um comentário em uma das publicações de Danieze Santiago: “Plagiadora. Roubar é crime, para além da arrogância de achar que os portuguesinhos não descobririam. Ganhe vergonha, minha jovem. Roubar dois dos maiores artistas portugueses, achando que sairia impune é indecente”.

 
Danieze Santiago se defende

Em resposta às acusações, Danieze afirmou que não é a compositora das músicas e que não estava previsto que fossem lançadas. Segundo a cantora, o objetivo era que as músicas fossem cantadas em shows. “Subir essas músicas foi um erro que não foi meu, mas tenho de me responsabilizar porque foi um erro das pessoas que trabalham comigo”, ela declarou. Detalhe: o EP “Romântica como Sempre” tem só seis faixas. Ou seja, segundo Danieze, um terço do disco “não estava previsto”.

A brasileira também explicou a autoria das canções, dizendo que um membro de sua equipe acreditou que as canções eram versões e, como todas as versões que ela lança têm letras escritas por ela, ele a colocou como compositora e lançou as músicas.

 
Quem é Danieze Santiago?

Danieze Santiago, de 26 anos, é natural de Uiraúna, no Sertão da Paraíba, e começou a cantar profissionalmente aos 11 anos na extinta banda Forró das Manas, na qual fazia trio com suas irmãs. A cantora e compositora do estilo forró romântico já foi vocalista das bandas Moleca 100 Vergonha e Banda A Loba. Em 2017, Santiago começou sua carreira solo, que rendeu o hit “É Que Eu Não Te Esqueci”, com cerca de 30 milhões de visualizações no YouTube.

 
Conheça as gravações originais

Veja os clipes dos hits originais, compare com as gravações de Danieze e confira reação dos portugueses abaixo.