Taylor Swift bateu um novo recorde com o lançamento de “Speak Now (Taylor’s Version)”. A superestrela é a primeira cantora a ter quatro álbuns contabilizados ao mesmo tempo no Top 10 dos mais vendidos da revista Billboard. Além de “Speak Now (Taylor’s Version)”, atualmente em 1º lugar, os discos “Midnights”, “Lover” e “Folklore” também aparecem no ranking da publicação.
Entre os homens, apenas um artista superou o feito: Prince, que logo após sua morte em 2016 teve cinco álbuns no top 10: “The Very Best of Prince”, “Purple Rain”, “The Hits/The B-Sides”, “Ultimate” e “1999”.
“Speak Now (Taylor’s Version)” também foi o 12º álbum de Taylor Swift a alcançar o nº 1 na parada da Billboard. O lançamento é seu terceiro disco de regravações, que inclui sucessos como “Mine”, “Dear John”, “Back to December” e “Ours”.
A história de “Speak Now (Taylor’s Version)”
A artista vencedora do Grammy celebrou o lançamento do álbum em 7 de julho, compartilhando a história do disco nas redes sociais: “Está aqui. É seu, é meu, é nosso. É um álbum que escrevi sozinha sobre os caprichos, fantasias, dores de coração, dramas e tragédias que vivi como uma jovem entre 18 e 20 anos”.
Swift prosseguiu: “Lembro-me de fazer uma lista de faixas após outra, obcecada com a maneira correta de contar a história. Tive que ser implacável com minhas escolhas, e deixei para trás algumas músicas de que ainda me orgulho incondicionalmente. Portanto, vocês têm 6 faixas ‘From The Vault!’ Regravei este álbum quando tinha 32 (e ainda estava crescendo) e as memórias que ele trouxe me encheram de nostalgia e apreciação. Pela vida, por vocês, pelo fato de eu poder recuperar meu trabalho. Obrigada um milhão de vezes, pelas memórias que amenizam nossa queda.”
Recordes atrás de recordes
A versão regravada do disco originalmente lançado em 2010 registrou vendas de 507 mil cópias em sua primeira semana. Desse total, as vendas de vinil contabilizaram 268,5 mil cópias. Segundo a Billboard, isso representa a segunda melhor semana para um álbum de vinil desde que o SoundScan começou a rastreá-los em 1991.
Os números impressionantes, incluindo streaming e vendas, fazem de “Speak Now” o maior álbum lançado nos EUA desde “Midnights”, o disco anterior de faixas inéditas da própria Taylor Swift, que saiu com 1,58 milhões de unidades na primeira semana. A contagem de 716 mil unidades de “Speak Now” é a quinta maior dos últimos cinco anos, sendo que quatro álbuns da cantora representam estão no Top 5 dos principais lançamentos – ao lado de “30”, de Adele, também na lista, logo à frente de “Speak Now”.
Atualmente, Taylor Swift está se apresentando em sua turnê Eras, que vai passar pelo Brasil em novembro e recentemente foi estendida para se prolongar até 2024.