Silo: 2ª temporada já está escrita e estreia em 2024

A série sci-fi “Silo”, que se tornou um novo fenômeno na Apple TV+, terminou sua 1ª temporada na sexta (30/6) com o público preso à tela até os momentos finais, quando o […]

Divulgação/Apple TV+

A série sci-fi “Silo”, que se tornou um novo fenômeno na Apple TV+, terminou sua 1ª temporada na sexta (30/6) com o público preso à tela até os momentos finais, quando o desfecho impactante aumentou a ansiedade para sua continuação. Para alegria dos fãs, a 2ª temporada já está a caminho e chegará mais cedo do que se poderia imaginar.

O autor dos livros em que a produção se baseia, Hugh Howey, escreveu na página oficial de fãs de “Silo” no Facebook que os novos episódios vão estrear em 2024. Em uma época em que os atrasos e adiamento de produções viraram rotina, devido à greve dos roteiristas dos EUA, a notícia é uma surpresa bem-vinda.

 
Produção já começou

Apesar da greve ter paralisado vários filmes e séries, Howey revelou que a 2ª temporada de “Silo” foi escrita com antecedência. Os roteiros dos episódios foram finalizados antes mesmo do lançamento da temporada inaugural, o que permitiu o início imediato da produção da próxima fase, assim que a Apple deu sinal verde para a continuação.

A 2ª temporada foi confirmada em junho e os trabalhos de construção de novos cenários começaram imediatamente nos estúdios Hoddesdon em Hertfordshire, sugerindo um ritmo acelerado em sua produção.

O showrunner do projeto, Graham Yost, juntamente com o cineasta norueguês Morten Tyldum (“Passageiros”), continuam na linha de frente, com Tyldum retornando para dirigir os primeiros três episódios do próximo ano.

 
Rumos da trama

Baseada na trilogia best-seller “Wool” de Hugh Howey, “Silo” se passa em um futuro distópico. Na trama, os últimos dez mil habitantes da Terra vivem em um silo subterrâneo com um quilômetro de profundidade, que os protege há mais de um século do mundo tóxico e mortal do lado de fora. Ninguém no silo preservou o conhecimento de quando ou por que ele foi construído, nem quando poderão sair, já que se acredita que o mundo externo é inabitável.

Spoilers. “Silo” tem como protagonista a atriz Rebecca Ferguson no papel de Juliette Nichols, uma engenheira que inesperadamente se torna a nova xerife do silo. Em busca de respostas sobre o assassinato do namorado, ela mergulha numa investigação que revela uma grande conspiração, envolvendo várias mortes, incluindo do antigo xerife, da prefeita e até de sua própria mãe – tudo para proteger o grande segredo por trás do silo. Mas a verdade tem um preço terrível, que culmina na expulsão da protagonista para o terrível lado de fora, onde todos morrem em poucos minutos.

Na cena final da temporada, ela não só sobrevive com um traje bem isolado como finalmente enxerga a verdade sobre o mundo exterior, descobrindo a existência de vários outros silos subterrâneos, que indicam a sobrevivência de muitos outros habitantes.

A 1ª temporada adaptou apenas a primeira metade do romance inaugural da trilogia de Howey, o que indica que a 2ª temporada provavelmente seguirá a segunda metade do livro. É possível que os novos episódios também incorporem elementos de “Ordem”, o segundo livro, que serve como prólogo e explica o mundo de “Silo”, deixando para uma provável 3ª temporada a adaptação de “Legado”, sobre o desafio final da heroína.

Com aclamação da crítica, a série recebeu 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e tem sua 1ª temporada completa disponível na Apple TV+.